O Incubatório da Dália Alimentos, que integra o Programa Avícola da cooperativa, vai completar um ano de atividades em 23 de setembro. O empreendimento está localizado em Palanque Pequeno, no interior de Mato Leitão, distante três quilômetros da RSC-453.
O encarregado pelo incubatório, Marcelo Santos, afirma que a produção semanal está em 175 mil aves, com a estimativa de atingir a meta de 280 mil pintinhos, semanalmente, até o final de 2021, chegando a 100% da capacidade de incubação da planta. “Nossa meta é fechar com o volume de 6,3 milhões de pintinhos entregues em um ano de atividades”, projeta.
Edificado em uma área afastada de outras instalações avícolas e protegido por barreiras sanitárias, físicas e naturais, o incubatório é a segunda etapa do processo de produção que envolve a cadeia produtiva do Programa Avícola da Dália. A primeira fase é o Matrizeiro ASA, em Vale Verde, o terceiro são os condomínios localizados em nove diferentes municípios – incluindo Venâncio Aires e Mato Leitão – e a última a do frigorífico, situado em Arroio do Meio.
De acordo com o encarregado do incubatório, embora nova, a planta vem atingindo resultados zootécnicos satisfatórios, com excelente qualidade de pintinhos com um dia de vida. “Agora, 100% das matérias-primas são da Dália Alimentos, oriundas do Matrizeiro ASA, responsável por entregar ao incubatório ovos com alta qualidade, controle sanitário e rastreabilidade, garantindo a eficiência produtiva que almejamos”, salienta Santos.
Segundo ele, incrementar os rendimentos do incubatório – ovos incubados versus pintinhos nascidos – significa produzir um volume satisfatório e de acordo com a linhagem da matriz, com animais saudáveis, fortes e uniformes, requisitos básicos para alcançar os objetivos e as metas. O profissional também destaca a importância de evitar perdas causadas por contaminações ou doenças, garantindo toda a biosseguridade que o local exige. “É essencial que o incubatório disponha de equipamentos e sistemas eficientes de desinfecção.” (Fonte: Assessoria de Imprensa da Dália)
- O incubatório funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. São 26 funcionários divididos em três turnos de trabalho.
“Ovos e pintinhos precisam ser mantidos em um ambiente climatizado, desde o momento em que os ovos embrionados chegam ao incubatório até o momento em que os pintinhos são transportados aos condomínios avícolas para a produção de frangos de corte.”
MARCELO SANTOS
Encarregado do incubatórioVereadores de Mato Leitão reivindicam parada de ônibus e revitalização de academia