No próximo fim de semana será celebrado o Domingo de Ramos, que abre oficialmente a Semana Santa, período que antecede a Páscoa. Nesta data, a Igreja Católica do Brasil organiza, em todo o país, a Coleta Nacional da Solidariedade. Este gesto concreto, realizado em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses, contribui para a promoção da dignidade humana, o compromisso com os pobres e a vida plena.
Na Igreja Matriz Santa Inês a missa com bênção de ramos ocorre neste sábado, 9, às 18h. O pároco Claudio José Kirst explica que a Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade e que a Quaresma é um tempo especial de conversão, abstinência e jejum. “O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pelo cuidado que valoriza a vida”, destaca.
O resultado integral das coletas realizadas no Domingo de Ramos – Coleta da Solidariedade, é encaminhado para a diocese. Do total arrecadado, 40% é destinado ao Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), gerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O restante permanece em cada diocese para atender aos projetos locais. A Paróquia Santa Inês já recebeu recursos da Diocese de Santa Cruz do Sul para investir no Coral Infantojuvenil.
Gesto concreto
• Paralelamente à Coleta da Solidariedade, os crismandos estão organizando uma coleta de alimentos não perecíveis e de material escolar (caderno, lápis e borracha) para serem distribuídos a crianças necessitadas.
• Os produtos alimentícios e os materiais escolares poderão ser doados durante a semana que antecede a Páscoa, na Igreja Matriz Santa Inês. O ponto alto das doações será a Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés, agendada para a quinta-feira, 14, às 19h, na igreja Santa Inês.
Cronograma
• Via Sacra na Igreja Matriz Santa Inês: nesta sexta-feira, 8, às 18h
• Missa de Ramos: sábado, 9, às 18h com Coleta da Solidariedade
• Missa da Instituição da Eucaristia com cerimônia do lava-pés: Quinta-feira Santa, dia 14, às 19h
• Sexta-feira Santa: dia 15, das 8h às 11h30min- Adoração ao Santíssimo na igreja matriz com oportunidade para confissões e às 15h celebração da Paixão e Morte de Cristo na igreja matriz
• Sábado de Aleluia: dia 16, às 19h, com missa da Vigília Pascal na matriz