Na manhã desta quinta-feira, 16, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir sediará, a partir das 8h30min, a missa de Corpus Christi. Após, segue para a procissão pelas ruas centrais. O lema da celebração, neste ano, é ‘Pão em todas as mesas’. Por conta disso, os fiéis que desejarem poderão levar um alimento não-perecível ou um agasalho, que serão destinados ao Centro Promocional João XXIII.
O grupo jovem da paróquia ficou responsável pela confecção dos tradicionais tapetes. O trabalho, de acordo com o padre Roque Hammes, iniciou no último sábado, 11, e segue até amanhã, com a finalização dos tapetes pela calçada. Na noite desta quarta-feira, 15, os jovens enfeitarão o chão interno da igreja.
Uma das integrantes do grupo é Júlia Neumann, 26 anos. Ela faz parte do grupo de jovens desde 2017, quando passou a liderar o grupo que faz os tapetes. Durante a pandemia de Covid-19, a professora de Língua Portuguesa relembra que, para não haver aglomeração, em 2020, os jovens fizeram apenas cartazes que foram colados no chão. Já em 2021, se dividiram em pequenos grupos e fizeram os tapetes. Neste ano, voltaram a preparar os enfeites em conjunto.
Corpus Christi
Segundo Hammes, a data significa a manifestação pública da fé, na presença de Jesus na história. O padre explica que o termo surgiu por volta do século XVI, em um movimento da Igreja para enfatizar a presença de Jesus na hóstia consagrada, pois havia grande desconfiança da presença do divino.
Já os tapetes, significam o caminho preparado para Jesus. Os enfeites foram evoluindo ao longo dos tempos. Por tradição, a primeira pessoa a passar por cima dos tapetes é o padre, que carrega a hóstia no ostensório.
Roteiro
A procissão inicia em frente à igreja matriz, segue pela rua Tiradentes, com uma pausa em frente ao hospital, retoma a caminhada pela rua Jacob Becker e, em seguida, na rua Osvaldo Aranha. A procissão segue até a Prefeitura pela rua Geral Osório e volta novamente para a frente da igreja, onde será feito o encerramento.
Corpus Christi é a denominação da celebração em latim. Em português, significa ‘festa do corpo e do sangue de Cristo’.
Leia mais: