Envolvido com a agricultura durante décadas, Celson Luiz Hilleshein, 62 anos, mais conhecido como Pelé, sempre foi ligado à natureza. E é nela que ele encontra inspiração para o hobby que começou a desenvolver há cerca de três anos. Morador de Linha Boa Esperança Alta, no interior de Mato Leitão, o aposentado se destaca pelo trabalho artesanal que faz com madeira.
Tudo começou quando ele teve interesse em encontrar uma mesa de centro para usar na residência onde mora. Só que, em vez de optar pela alternativa mais utilizada por todos, que é comprar o móvel, ele decidiu confeccionar um. A peça de madeira utilizada para fazer a mesa de centro foi conseguida com um conhecido, após ele ter derrubado uma árvore.
Depois disso, Hilleshein fez outros móveis semelhantes e investiu em artefatos diferentes, como o mapa do Brasil, uma águia e um quadro que ilustra a Santa Ceia. O próximo projeto, que ‘está no forno’, é um polvo em madeira.
Para realizar alguns dos trabalhos, o agricultor conta com a ajuda de outras pessoas, em especial no que diz respeito aos desenhos e à finalização dos itens. Apesar de o trabalho humano ser importante, ele destaca que é a natureza que dá as peças.
Segundo o artista, na maioria das vezes a madeira usada é de cedro. Em alguns casos, também podem ser utilizadas cabriúvas, louros e eucalipto. A peça da árvore utilizada por Hilleshein, normalmente, são troncos. Por essa razão, quando sabe que algum conhecido vai derrubar alguma árvore, entra em contato para ver se consegue usar a madeira, como forma de aproveitar o material. “São troncos de árvores que apodreceriam”, observa.
Além disso, o agricultor explica que é necessário pensar como será usada a peça na hora que a madeira está sendo tirada. Isso é fundamental porque o formato e o desenho natural dela são aproveitados. Por essa razão, ele ressalta que há peças que são únicas.
O tempo de produção de cada uma varia, mas normalmente, diz respeito a um processo demorado, que pode envolver cerca de 300 horas, o que representa, em média, quatro meses. Outro ponto mencionado pelo artista é que é necessário mais de um ano para a peça estar seca. A pintura é feita com verniz automotivo.
Para Hilleshein, o surgimento desse hobby relacionado ao artesanato em madeira pode ter relação com o gosto dele pela natureza, algo cultivado por ele há muitos anos. “É uma satisfação muito grande. Acho muito bonito cuidar de tudo para nada ir fora”, compartilha. Apesar de já ter muitos trabalhos prontos, o artista vende poucas peças, pois não divulga muito o trabalho.