Sentado em frente à sua casa, o aposentado Olíbio Barden observa atentamente um sonho se tornar realidade. Aos 65 anos, sempre vividos no mesmo local, ele acredita que o asfaltamento do Travessão Rüdiger auxiliará no desenvolvimento da região. “Tem muita produção que passa por aqui”, argumenta o aposentado, se referindo aos condomínios avícola e de suíno, além do Frigorífico Kroth.
A via, que liga Linha Travessa à Vila Santa Emília, facilitará sobremaneira o tráfego de veículos e encurtará distâncias. Com o asfaltamento, os moradores de Santa Emília que quiseram ir em direção à RSC-453, por exemplo, poderão usar este trecho asfaltado, não necessitando fazer voltas para chegar ao mesmo destino. A via asfaltada também favorecerá a Rota do Chimarrão.
20 anos
Barden recorda que a ideia de asfaltar a estrada Elvino José Ferreira – popularmente conhecida como Travessão Rüdiger – nasceu durante uma Gigantfest, há uns 20 anos. “Lembro que conversei com alguns políticos sobre a possibilidade de asfaltar este trecho e agora isso está se tornando realidade”, comemora.
As obras de asfaltamento dos 1.329,66 metros iniciaram no dia 14 de agosto do ano passado e estão sendo feitas pela empresa Giovanella, que tem prazo de 12 meses pra concluir o trabalho. A pista tem sete metros de largura – um trecho já está totalmente asfaltado – e o custo é de R$ 1.733.109,59.