Moradores de Linha Travessa, interior de Venâncio Aires, realizaram um protesto na manhã deste sábado, 30. O objetivo era reivindicar por melhorias na VRS-816, no trecho entre o Grão-Pará e o trevo de Vila Palanque. O ato ocorreu em frente ao salão Gigante a reuniu cerca de 30 pessoas.
O protesto estava marcado para o dia 16 de julho, mas foi transferido duas vezes devido à chuva, e ocorreu hoje mesmo com o anúncio recente do Daer, que nesta semana garantiu que a estrada terá melhorias e será recuperada. Apesar da promessa do Estado, os moradores afirmam que continuarão vigilantes e cobrando pela obra. “Por isso não cancelamos o manifesto, para mostrar que estamos unidos e vamos exigir”, destacou a professora aposentada Nilce Rüdiger, 68 anos, que mora na localidade há mais de quatro décadas.
O representante comercial, Jorge Luiz Federhen, 59 anos, que nasceu em Travessa, também comentou que a pressão continuará. “Seguiremos atentos. Essa estrada tem muito movimento, de frigorífico, fábrica de móveis, agricultura, a escola e a Escola do Chimarrão. Não pode ficar desse jeito.”
O prefeito Jarbas da Rosa esteve no local e conversou com os moradores. O chefe do Executivo apoiou a iniciativa e reforçou a necessidade continuar vigiando. “Eu só acredito vendo, mas vamos considerar que agora esse recapeamento será feito, porque existe um compromisso do Estado e o Daer tem dinheiro”, informou Jarbas. Ainda conforme ele, para o trabalho em 16 quilômetros, seriam cerca de R$ 6 milhões.