A dificuldade da aprovação da liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pela enchente do Rio Taquari, em Vila Mariante, que aconteceu em julho, está deixando muitos moradores preocupados.
O auxílio é previsto para casos de calamidade pública, como o decretado em Venâncio Aires por conta da enchente. No entanto, conforme a moradora Jennifer Andreza Wittke, 23 anos, as pessoas acessam o aplicativo e encaminham a solicitação, mas o fundo é negado pela Caixa Econômica Federal.
Essa é a situação de muitos moradores que aguardam pelo auxílio depois de terem perdido móveis, eletrodomésticos e outros pertences na enchente e precisam do valor para recuperar o que tinham perdido. “Precisamos dessa ajuda para recuperar os danos causados pela cheia, porque muitos moradores perderam tudo, e o valor já ajudaria”, ressalta Jennifer.
Ela explica que a Defesa Civil entregou um documento para os moradores conseguirem a aprovação, mas não é isso que tem acontecido. “A Caixa reprova todos os pedidos. Procuramos a agência da Caixa e eles falam que temos que procurar a prefeitura. Mas a Prefeitura nos deu todos os documentos”, comenta a moradora, que já solicitou seis vezes o FGTS de Calamidade Pública para o marido, Deivid Júnior de Paula, 26 anos, mas não conseguiu ainda.
“O dinheiro precisa ser sacado logo, porque se não ele sai da nossa conta, até porque a Caixa disse que temos poucos dias para solicitar. Sem falar que estamos a mais de um mês tentando”, frisa a jovem. A preocupação de Jennifer e do marido é de não conseguir sacar a tempo, já que o dinheiro pode ser solicitado até o dia 17 de novembro.
CAIXA
Conforme a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, tem direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220. E todo processo deve ser via aplicativo. Questionada pela Folha do Mate sobre os problemas que têm sido enfrentado por vítimas da enchente, a Caixa informou que moradores que encaminharem da forma correta e estiverem habilitados a receberem, terão o dinheiro.
Foto: enchente
Leg: Em julho, enchente deixou muitos moradores de Mariante com as casas tomadas por água. Por isso, o FGTS de Calamidade Pública foi liberado
Créd: Alvaro Pegoraro/ Arquivo FM
COMO SOLICITAR
- Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
- Ir na opção ‘Meus saques’ e selecionar ‘Outras situações de saque – Calamidade pública’ – acessar a cidade;
- Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador com data entre 11/03 a 09/07.
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa ou de outro banco informada e enviar a solicitação.
- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.
Relembre
Em julho, Vila Mariante foi atingido por uma grande enchente. Para auxiliar os moradores que perderam móveis, objetos e partes da casa, com o recurso do FGTS, as secretarias de Desenvolvimento Social e Segurança Pública e a Defesa Civil de Venâncio Aires realizaram plantões em Mariante, para ajudar os moradores a solicitarem o benefício, o que precisa ser encaminhado via aplicativo de celular.
Procurada pela reportagem, a Defesa Civil informou que a parte de auxílio aos moradores para baixar os aplicativos e encaminhar o pedido foi realizada corretamente, e a dificuldade com a liberação do recurso deve ser tratada direto na agência da Caixa.