Na última semana, a reportagem da Folha do Mate recebeu denúncia de moradores do bairro Coronel Brito de que haveria um depósito irregular de materiais, entre lixo, móveis e roupas, na última rua de um loteamento nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) 11 de Maio.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, a pasta já tem conhecido do local e a equipe da Limpeza Urbana colocou no cronograma a execução da limpeza. Carin destaca que é necessária a ajuda da comunidade para resolver o problema, pois a atuação da secretaria se limita à limpeza e fiscalização de quem está depositando materiais de forma irregular.
“E, para que possamos fiscalizar, a ajuda é muito importante”, completa. Os moradores podem ajudar informando, com fotos ou vídeos, os veículos ou pessoas que depositam lixo no local. “A placa do veículo também seria de grande valia”, diz Carin.
Depósito em Mariante
Quem se desloca pela RSC-287, nas proximidades do trevo de acesso a Vila Mariante, nota que há um terreno com materiais acumulados, entre lixo e entulhos, após a enchente do rio Taquari, em maio. Conforme a secretária Carin Gomes, este local é uma empresa de reciclagem que possuía licenciamento ambiental e o assunto está sendo tratado pelo setor de licenciamento e fiscalização, junto com o proprietário e com a empresa de consultoria, para a definição do futuro da empresa e, também, a limpeza.
