
Venâncio Aires - Morreu nesta terça-feira, 20, feriado de São Sebastião Mártir, o ex-prefeito de Venâncio Aires, Almedo Dettenborn, aos 85 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) desde o dia 15 de janeiro. O político deu entrada na instituição e foi transferido para a UTI após o diagnóstico de uma infecção que atingiu os rins.
Conhecido carinhosamente pela comunidade como ‘Almedão’, o ex-prefeito enfrentava uma saúde debilitada desde janeiro de 2017. Na ocasião, ele sofreu uma queda doméstica grave, resultando em um forte impacto na cabeça. Após o atendimento inicial no HSSM, ele precisou ser transferido para o Hospital Santa Cruz para cuidados intensivos. Mais recentemente, em dezembro de 2025, Dettenborn sofreu uma nova queda, que também demandou intervenção médica.
Legado
Nascido em 16 de julho de 1940, em Vila Melos, então distrito de General Câmara e atual município de Vale Verde, Almedo era o caçula de oito irmãos. Filho de Gustavo Jorge Dettenborn e Frieda Trarbach, herdou a vocação para a vida pública.
A trajetória política começou na década de 1970. Eleito vereador em 1976 com 556 votos, abriu mão da cadeira no Legislativo para assumir a Secretaria Municipal de Educação a convite do então prefeito Alfredo Scherer.
A liderança no Executivo se consolidou em três mandatos como prefeito de Venâncio Aires. Em 1982, eleito ao lado do vice Jader Ribeiro Rosa (MDB); em 1992, para o segundo mandato com o vice Celso Artus (PMDB); e, em 2004, retornou à prefeitura ao lado de Airton Artus (PDT), derrotando o então prefeito Glauco Scherer. Em nível regional, nos anos de 1993 e 2007 presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
Entre principais marcas, se destaca a construção do Parque Municipal do Chimarrão, no Acesso Dona Leopoldina, considerado um dos investimentos mais arrojados da gestão. No âmbito estadual, Almedo concorreu a deputado em 1998, obtendo uma votação histórica de 24.035 votos, garantindo a suplência.
Paixão pelo esporte
Além da política, Almedo deixou um legado no esporte local. Foi zagueiro do Esporte Clube Guarani e o grande idealizador da extinta Associação Esportiva de Venâncio Aires (Assoeva). Em entrevistas recentes, como a concedida à Folha do Mate em 2021 por ocasião de seu 80º aniversário, ele reafirmava constantemente o amor pela instituição esportiva que ajudou a fundar.