
Faleceu na madrugada deste domingo, 14, o jovem Arthur Ferreira, de 18 anos. Ele teve uma trajetória destacada no meio tradicionalista em Venâncio e região. Era diretor do departamento jovem da 24ª Região Tradicionalista.
Arthur era aluno do curso técnico de Informática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires e realizava estágio, vinculado ao IFSul, no jornal Folha do Mate. O IFsul Venâncio publicou, na manhã deste domingo uma nota de pesar nas redes sociais.
Ele deixa enlutados os pais Mariele da Silveira Ferreira e Joelsi da Rosa Silveira, o irmão Gabriel Ferreira e demais familiares. O corpo será velado neste domingo, 14, a partir das 19h, na Capela Velatória da Organização Kist. Os atos fúnebres ocorrem na segunda-feira, 15, a partir das 10h, com sepultamento no Cemitério Municipal.
Tradicionalismo
Desde bebê, participou dos desfiles farroupilhas e cavalgadas. Cresceu participando de rodeios campeiro e artístico e teve sua primeira participação nos rodeios aos 4 anos, na modalidade declamação.
Nos últimos anos, participava das invernadas juvenil e adulta, e tinha cargo no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta. Era avaliador de concursos de prenda e peão.
Além de troféus de declamações em rodeios, o jovem foi Bebezito do Centro de Pesquisas Folclórica (CPF) Terra de um Povo; 1° Piazito da 24ª RT (gestão 2014/15 e 2015/16); Piá da 24ª RT (gestão 2017/18). Já representou Venâncio Aires no Entrevero Cultural de Peões, guris e pias em duas oportunidades: categorias pia e guri.
Em 2022 recebeu o prêmio de Jovem Tradicionalista na Câmara de Vereadores.
Aluno destaque
Como aluno da escola Alfredo Scherer, em 2018 foi escolhido um dos 15 estudantes do projeto Vereador Mirim. Na oportunidade, ele ocupou a cadeira de presidente do Legislativo.
No mesmo ano, com 12 anos, foi vice-prefeito mirim no projeto Prefeitura Mirim.
Nota de pesar do IFSul Venâncio
É com imenso pesar que o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Câmpus Venâncio Aires comunica o falecimento de Arthur Ferreira, estudante do Ensino Médio Integrado.
Arthur era um jovem inteligente, participativo e sempre disposto à troca de ideias. Estava em seu último ano do Ensino Médio, etapa que encerraria com muitos planos e sonhos pela frente. Sua presença marcava positivamente as aulas, os colegas e professores, sempre demonstrando entusiasmo e compromisso com o aprendizado.
Ainda nos custa acreditar em sua partida tão precoce. Arthur deixará saudades profundas em toda a comunidade escolar, que se solidariza neste momento de dor.
Manifestamos nossos sentimentos à família, amigos e colegas, desejando força e serenidade para atravessar esta perda irreparável.