Com o retorno da cogestão, a Prefeitura de Venâncio Aires passa a divulgar uma série de exemplos positivos de combate à Covid-19. O objetivo é compartilhar uma corrente de boas ações que ajudam a evitar a transmissão do vírus em nosso município. O primeiro exemplo apresentado é o da empresa Móveis Gottems, localizada às margens da RSC-453, em Linha Travessa.
A única interrupção do trabalho ocorreu no início da pandemia, quando ainda pouco se conhecia da doença. A empresa, que tem 140 funcionários, adotou uma série de medidas de higienização que resultaram em apenas seis casos positivos de Covid-19 em 12 meses, todos eles com sintomas leves, contaminação fora da empresa e nenhuma transmissão entre colaboradores.
De acordo com o diretor, Rogério Gottems, são medidas simples, porém cobradas com muito rigor de todos os funcionários. O distanciamento entre os trabalhadores, atendimento de limites por metro quadrado, uso obrigatório de máscaras, uso individual e exclusivo de copos e utensílios, horários de início e saídas diferentes para evitar aglomerações e higienização reforçada com álcool gel nos ambientes são algumas das medidas. Além disso, o fator mais importante destacado por ele é que toda semana são realizadas palestras nos setores reforçando a conscientização.
“Entendo que conscientização é tudo para combater essa guerra invisível. Não podemos esperar apenas do Poder Público. É preciso também cobrar e denunciar quem não cumpre com sua parte. Só assim poderemos voltar o mais rápido possível à normalidade”, destaca o empresário.
O prefeito Jarbas da Rosa, que esteve no local para conhecer as estratégias de prevenção, ressaltou que o diferencial está no comportamento individual de cada um. “Essa é mais uma prova de que não é no trabalho que se dissemina a Covid-19, mas nas atitudes irresponsáveis de quem promove aglomerações sem máscara, quem compartilha chimarrão ou ambientes sem nenhum cuidado”, destaca.
O prefeito espera que a divulgação de bons exemplos de combate e controle da Covid-19 possa despertar outros empresários e pessoas físicas a fazerem o mesmo. “São exemplos e atitudes simples que podem ser multiplicadas e ajudar Venâncio a sair o quanto antes dessa situação difícil de saúde”, finalizou.