Medalha Preta Roza é iniciativa a deputada estadual Laura Sito (PT) homenageou cerca de 300 mulheres negras do Rio Grande do Sul.
Foi realizada nesta quarta-feira, 23, no Auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a entrega da Medalha Preta Roza. A homenagem foi idealizada pela deputada estadual Laura Sito (PT) e dedicada a aproximadamente 300 mulheres negras de mais de 50 cidades do Rio Grande do Sul.
Entre as que receberam a honraria, quatro são moradoras de Venâncio Aires: a produtora cultural Jaque Santos; a presidente da Associação Négo Futebol Clube, Isabel Landim; a integrante do Grupo Baobás, Loni Lopes; e a advogada Tainara da Silva. A entrega da Medalha Preta Roza busca celebrar a força, inteligência e competência de mulheres que movem as estruturas sociais a partir de seus territórios, com atuação em áreas como política, cultura, segurança pública, academia, educação, saúde e trabalho social.
Saiba mais sobre a Medalha Preta Roza
A iniciativa integra o Julho das Pretas, agenda nacional de mobilização em torno do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. O nome da medalha homenageia uma figura real da história do Rio Grande do Sul. Preta Roza foi uma mulher negra escravizada e guerreira do quilombo de Manoel Padeiro, na década de 1830.
Atuava como combatente armada e estrategista, chegando a se vestir como homem para circular entre espaços de poder e obter informações valiosas. Comparada à rainha Jinga, de Angola, foi morta em combate em 16 de junho de 1835 e se tornou símbolo da resistência negra e feminina.
*Com informações Assessoria de Imprensa Deputada Laura Sito (PT).
“Para mim, essa homenagem é um resgate histórico. E justamente ser homenageada representando essa mulher negra tão potente, que lutou tanto nesse quilombo e a gente estar, mais de 100 anos depois, resgatando a história dela, é muito orgulho, muita emoção.”
LONI LOPES
“A importância dessa medalha é pela valorização da mulher negra, investindo cada vez mais em conhecimento, em aprendizado, levando sempre o povo negro cada vez mais a lugares que sempre foram nossos, mas eram negados e que agora, abrindo essas portas, conseguimos mostrar nossa capacidade e nosso legado.”
ISABEL LANDIM
“Foi com imensa alegria e uma profunda sensação de honra que recebi esta linda homenagem. Sentir o carinho, o reconhecimento e o afeto das pessoas ao meu redor foi verdadeiramente emocionante. Este gesto ficará para sempre guardado no meu coração e serve como motivação para continuar a dar o meu melhor todos os dias.”
TAINARA DA SILVA
“Ser reconhecida perante tantas mulheres de tanta luta e tanta representatividade para o nosso estado, é motivador, porque me faz perceber que estou no caminho certo e também esperançar por dias e uma sociedade que viva, de fato, em comunidade.”
JAQUE SANTOS