A Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires abriu, na sexta-feira, 28, o edital 013/2020, de chamamento para a prestação de serviços de esterilização e inserção de microchip em animais domésticos. O prazo para que clínicas veterinárias especializadas possam se credenciar vai até 27 de agosto de 2021.
O edital não garante exclusividade para apenas uma empresa, bem como não estipula limites territoriais, dando, assim, oportunidade para que outras entidades do ramo também possam obter o credenciamento para a prestação dos serviços.
O recurso previsto dará a condição de atender 84 animais (cães e gatos fêmeas) para a castração. A colocação de chip de identificação e controle não está inserida neste pacote, mas será realizada em paralelo pela Secretaria de Meio Ambiente.
A prioridade será para atender animais encaminhados por ONGs voluntárias que possuem maior demanda, a partir de ações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Battisti, junto às famílias carentes e que tenham animais em estado de vulnerabilidade, e provenientes de denúncias de maus tratos. Diferentemente das outras edições do programa, não haverá o cadastramento direto de animais, a partir dos tutores.
A medida e meta estão embasadas na necessidade de diminuir a proliferação de animais soltos em via pública garantindo um índice de zoonose aceitável. Situações isoladas serão encaminhadas para a avaliação dentro das organizações voluntárias. A íntegra do edital está disponível no site da Prefeitura.