(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
(Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Venâncio Aires - A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial estará em evidência no Museu de Venâncio Aires. A exposição ‘80 anos do Heroísmo Brasileiro’ será aberta ao público na sexta-feira, 31. Para marcar o início da programação, às 18h30min, haverá apresentação da banda de música do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul.

Além da Capital Nacional do Chimarrão, a exposição já passou pelo museu do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, assim como na Câmara de Vereadores da capital, e no auditório da Unimed, em Santa Maria. A mostra reconhece e celebra os combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram contra as forças nazifascistas, durante a segunda guerra.

“Mesmo distante dos campos de batalha da Europa, o Brasil enviou mais de 25 mil homens e mulheres que integraram a FEB. Lá, além do inimigo, os brasileiros enfrentaram o frio, a neve, a falta de recursos e o preconceito, o medo, a saudade de casa e, mesmo assim, venceram batalhas históricas como as de Monte Castello, Castelnuovo e Montese, entre outras. Mostraram ao mundo a bravura e o espírito de união do povo brasileiro”, destaca o presidente do Museu, Cristiano Pilz.

Organização

A exposição é organizada e cedida pela Casa da Memória Unimed Federação/RS e Instituto Unimed/RS, permanecendo em Venâncio até 14 de novembro. Também estarão expostos, materiais militares do 7° BIB e acervo do museu. Ainda haverá um filme explicativo sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira.

Outro destaque será uma homenagem aos 21 venâncio-airenses que participaram do conflito. Eles estarão representados com fotos, objetos pessoais e histórias contadas por familiares.

  • O Museu de Venâncio Aires estará de aniversário neste domingo, 26. Responsável por manter viva a história e memória dos venâncio-airenses, completa 31 anos, e estará aberto das 14h30min às 18h30min.
Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.