Preocupação ambiental e economia são os pilares quando se fala em principais vantagens ao aderir a energia fotovoltaica. Na cidade e no interior, em Venâncio Aires as placas para geração de energia solar ganham cada vez mais espaço.
Vendedor externo de energia solar da Afubra, Éder Schroeder ressalta que o aumento da procura é visto em diferentes segmentos. No meio rural, para produções que exijam um consumo alto de energia, a vantagem é ainda maior. “Atividades realizadas ao mesmo tempo em que o sistema solar esteja em funcionamento geram maior economia, pois o cliente se beneficia do consumo instantâneo”, defende.
Schroeder salienta ainda que a energia fotovoltaica é um investimento a longo prazo. Embora já seja possível notar a diferença imediata na conta de energia elétrica, é daqui a alguns anos que o acerto ao optar pela mudança se tornará ainda mais evidente. “Por isso é tão importante procurar por empresas que já estão no mercado há mais tempo, para minimizar os problemas que possam surgir no futuro”, complementa.
VISITA TÉCNICA
Cada empresa prestadora de serviço neste segmento, possui uma metodologia de trabalho. Na Afubra, é feita uma visita técnica na residência, propriedade ou estabelecimento para que se possa ter ideia da dimensão necessária do sistema.
Para produtores rurais, há linhas de crédito específicas para o investimento, como por exemplo por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf). Algumas instituições financeiras também possuem linhas de financiamento específicas para energia solar, com taxa de juros acessíveis.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coletados na sexta-feira, 28, o município conta com 1.506 instalações, que geram energia para 1.841 unidades consumidoras. O total de potência gerada é 13.148 kW.
Leia mais: