Hoje, 7 de setembro, é feriado do Dia da Independência do Brasil e neste ano, a temática da Semana da Pátria em Venâncio Aires é ‘Há um herói em todos nós: despertá-lo é o desafio!’. Para ser um herói, não precisamos de muito: são nas simples atitudes do dia a dia que conseguimos melhorar o dia de alguém ou então, com trabalhos voluntários conseguimos mudar realidades. Nesta matéria, você confere exemplos de cidadania e de pessoas que não medem esforços para serem verdadeiros super-heróis para a comunidade.
Uma dessas pessoas é Fernando Miguel Derlamm, 35 anos, funcionário público, professor voluntário da Associação União Bairros Futsal (AUBF) e participativo na comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Benno Breunig. Junto com ele, também participam de ações voluntárias a esposa Daniela Silberschlag Viana Derlamm, 33 anos, e os filhos Nathália, 13 anos e Nathan, 11 anos, que são estudantes da instituição de ensino do bairro São Francisco Xavier, e o pequeno Natael, 4 anos, que frequenta a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Arco-Irís, no bairro Aviação.
Derlamm se destaca na comunidade por prestar serviços voluntários em prol da escola Benno desde 2012, quando voltou a morar em Venâncio Aires depois de passar sete anos em Santa Maria. Ele faz parte da direção da Associação de Pais e Mestres (APM) da Emef, mas, além disso, cuida dos horários do ginásio da comunidade, faz manutenções como reformas no telhado, corte de árvores e instalação de quadros nas salas de aula. “O que precisarem e eu conseguir fazer, sempre ajudo”, garante.
Quando soube da indicação da diretora da escola para fazer parte desta matéria como ‘super-herói’, devido os trabalhos feitos no educandário, Derlamm se emocionou e disse sentir um misto de emoções. “Faço porque gosto de ajudar, isso não tem preço. Me sinto bem”, afirma. Por vezes, ele até mesmo deixa de realizar afazeres em casa para ‘dar uma mão’ na escola e fica feliz com a confiança e o apoio que recebe. “É um grande compromisso e responsabilidade, por isso faço questão de prestar contas de tudo que faço”, completa.
A diretora da escola Benno Breunig, Denise de Mello Bick, confirma que a ajuda de Derlamm faz uma grande diferença para todos. “Percebemos como ele se preocupa e sempre está disposto a auxiliar”, enfatiza.
“Fico feliz quando meus filhos, que estudam na escola, dizem com orgulho aos colegas que foi o pai deles que instalou o quadro em que escrevem na sala de aula.”
FERNANDO DERLAMM
Funcionário público
Oportunidade aos talentos
Outro exemplo de ‘super-herói’ na comunidade venâncio-airense é Cristiano Schuster, 43 anos, que iniciou em 2013 uma escolinha de futsal com o objetivo de tirar as crianças das ruas e dar a oportunidade para meninos e meninas mostrarem seus talentos. A Associação União Bairros Futsal (AUBF) começou com 30 crianças de 11 a 15 anos e, inicialmente, nada era cobrado para que fizessem parte do projeto. Hoje, para fins de manter o CNPJ da associação, participantes pagam uma mensalidade de R$ 30. Também empresas do município contribuem com o projeto e garantem descontos no Imposto de Renda.
Para Schuster, é um privilégio proporcionar aulas de futsal para as crianças. “Vários não teriam condições de ter todos os materiais de treino e conseguimos oferecer. Temos histórias de meninos que começaram conosco e hoje fazem parte de times profissionais”, afirma.
O professor voluntário destaca que é necessário que os participantes do projeto tirem boas notas nas escolas para continuarem com as aulas. Hoje, as crianças que participam recebem uniforme, calçados, abrigos, meias, bolas para treino, cones, coletes e todo material esportivo necessário.
No mês de setembro, a escolinha completa oito anos de fundação e para isso, Schuster e os demais voluntários montaram uma programação especial de aniversário. Para outubro, está previsto um torneio com premiação; em novembro, um torneio estadual em Venâncio Aires; e dezembro, uma festa de Natal.
- 200 é o número total de crianças, entre meninos e meninas, que participam da AUBF.
Como participar
Crianças interessadas em entrar para o projeto AUBF podem entrar e contato com Cristiano Schuster pelo telefone (51) 99868-3345. A associação recebe meninos de 4 a 15 anos e meninas de 10 a 15 anos. As aulas acontecem nos ginásios das escolas Benno Breunig, Dois Irmãos e Cidade Nova. A intenção, nos próximos meses, é ampliar as aulas para o campo de grama também, além das quadras de futsal.
Cidadão e patriota
O professor de Sociologia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Fabrício Haas, explica que o conceito de cidadania, conforme descrito por outra socióloga Elisa Reis, remete à inclusão: aquele que vive em sociedade e desfruta da cidadania, não sofrendo exclusão. Além disso, o cidadão é aquele que se beneficia por estar dentro de um processo de civilização. Haas explana que todo cidadão deve ter três direitos básicos. O primeiro deles é o poder político de escolher seus governantes e participar da administração. Em seguida, o poder social, como poder trabalhar e ser remunerado, bem como, ter acesso à saúde e educação. E o poder civil, de poder ter opinião própria e ser respeitado de forma igualitária.
Já a expressão patriota remete à nação e à defesa daquele espaço demarcado por ser o seu país. Uma reflexão deixada por Haas é “de que forma o patriota, nos dias de hoje, garante e usa os três direitos oferecidos?” Segundo observa o sociólogo, em muitos casos, o âmbito político é colocado em primeiro lugar.
Para ser um bom cidadão, Haas elenca algumas ações simples como: pensar, questionar, deixar ser questionado, e principalmente, assegurar e pesquisar informações para verificar sua confiabilidade e veracidade.
LEIA MAIS: