A habilidade de criar objetos de decoração impulsionou Leandro Siebeneichler, 36 anos, a trabalhar profissionalmente como artesão. Com a intenção de criar algo diferente para a Feira de Artesanato, que ocorre neste sábado, 7, na Praça Henrique Bender (Praça Evangélica), ele desenvolveu árvores de Natal em madeira. Uma opção de presente para a data e também, uma alternativa para decorar a casa neste Natal.
Desde 2017, Siebeneichler começou a desenvolver peças em madeira para a família e amigos, quando percebeu que o trabalho artesanal poderia se tornar a principal fonte de renda. “A primeira peça que criei foi um porta cuia em MDF para a minha mãe. Depois disso, já comecei a receber encomendas. Em torno de quatro meses, vendi umas 10 peças”, recorda.
Com prática e criatividade, o artesão aprimorou o trabalho e ganhou visibilidade, depois de ter participado de feiras de artesanato no município. “Não fiz curso de qualificação na área, fui adquirindo experiência no meu dia a dia”, afirma o artesão que já trabalhava com protótipos na Venax Eletrodomésticos Ltda.
Atualmente, o morador do bairro Bela Vista já produziu 180 peças em madeira, assim como, luminárias, porta temperos, porta cuias, porta espetos, entre outros. Além de objetos decorativos, ele pretende investir na produção de móveis. “Nos últimos meses, investi em ferramentas de trabalho e matéria-prima para aumentar a produção”, planeja.
Segundo ele, a pandemia fez com que muitas pessoas buscassem uma outra alternativa de renda, com isso, muitos jovens estão migrando para o artesanato. “Antigamente, quem praticava artesanato eram as pessoas aposentadas. Hoje, este conceito vem mudando, já que, muitos jovens estão investindo na área para aumentar a fonte de renda ou mesmo, trabalhar somente com isso”, observa.
Feira contará com a participação de 17 expositores
Assim como Leandro Siebeneichler, outras pessoas estão encontrando novas alternativas para aumentar a fonte de renda da família, por meio do artesanato. Airton Noé Araujo da Silveira, 41 anos, também vai participar da feira, neste sábado, 7. Recentemente, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o artesão desenvolveu dois porta cuias, que foram doados para o parklet. O espaço de lazer foi inaugurado em outubro, em frente ao museu e ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Silveira produz artigos metálicos com sucata desde 2009, assim como floreiras, mesas, bancos e objetos de decoração. O artesão executou o presépio – que está exposto na Praça Henrique Bender (Praça Evangélica), já criou uma cuia gigante para os desfiles temáticos da Fenachim, em 2012; uma águia para a escola Acadêmicos do Samba Négo e alegorias de metal para a escola de samba Malandros do Ritmo.
Feira de artesanato
A feira de artesanato será realizada hoje, das 8h às 17h, na praça Henrique Bender (Praça Evangélica). O evento deste ano, promovido pelos integrantes do Programa Municipal do Artesanato, terá a temática de Natal. Além de enfeites natalinos, os artesãos oferecem várias opções de utilitários, objetos decorativos, acessórios e opções para presentes de Natal.