Encerra na terça-feira, 3 de novembro, a Consulta Popular 2020. Dos quatro municípios da microrregião, apenas Vale Verde e Mato Leitão já atingiram o mínimo de votos para acessarem recursos. Enquanto que Venâncio Aires e Passo do Sobrado estão respectivamente com 0,73% e 1,12% do eleitorado mobilizado.
Para que os municípios acessem recursos referentes ao processo, no próximo ano, é preciso mobilizar pelo menos 2% dos eleitores. Nessa edição serão distribuídos R$ 371 mil para projetos voltados ao desenvolvimento rural na região. Os dados, com as parciais, foram divulgados no fim da tarde desta sexta-feira, 30, pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).
Em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, da Terra FM, nesta sexta-feira, o presidente do Corede VRP, Heitor Petry, reconheceu que está baixa a adesão da comunidade regional, mas apontou quatro fatores como possíveis causas.
Ele disse que diferente de anos anteriores, em 2020 a votação passou de três para oito dias. “Pode ser que as pessoas votem com mais intensidade nos últimos dias, a nossa expectativa é essa”, argumentou. Ainda destacou outros três fatores como responsáveis, até o momento, pela baixa adesão: queda de recursos destinados anualmente para a campanha, eleições municipais e a própria pandemia que pode ter retraído a participação das pessoas.
Dados parciais
Município Total votantes Total eleitores Percentual de votantes
Venâncio Aires 383 52.393 0,73%
Mato Leitão 118 3.858 3,06%
Passo do Sobrado 55 4.904 1,12%
Vale Verde 217 3.121 6,95%
(Fonte: Corede/VRP)
COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO
- Nessa edição, a votação é 100% virtual. Para votar, basta ter título de eleitor. Dos projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região.
- Online: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (as cédulas estão disponíveis nos dias de votação)
- Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4