Quem prova os saborosos lanches da Padaria e Lancheria Tri Bom, de Vila Mariante, talvez não perceba, mas eles são feitos com ingredientes especiais. Os vistosos doces e salgados expostos no balcão são resultado de muita dedicação dos proprietários Euclides Kummer, 57 anos, e Márcia Eliana Cardoso, 52 anos. Ele, o responsável pela administração e as vendas do empreendimento, localizado há 22 anos no 2º Distrito de Venâncio Aires. Ela, com a tarefa de criar e aprimorar os produtos que conquistam clientes pelo sabor e a qualidade.
Nessa receita de amor e trabalho, doses generosas de força de vontade foram acrescentadas ao longo do último ano. Em quatro oportunidades, o empreendimento foi atingido e teve diversos prejuízos: nas enchentes de setembro e novembro de 2023; em um temporal em fevereiro, quando a queda de uma árvore destruiu parte da estrutura da padaria; e na cheia histórica de maio.
“Cada vez, aproveitávamos para fazer uma reforma e melhorar. Mas não imaginávamos que fosse vir algo assim novamente”, comenta Euclides, ao se referir à catástrofe ambiental há cinco meses. Em maio, apesar do planejamento para retirada dos móveis e equipamentos, o bloqueio de rodovias impediu que os caminhões para carregar o material chegassem a tempo. A família foi resgatada de helicóptero, apenas com a roupa do corpo.
Quando conseguiu voltar, Euclides ficou completamente impactado com a situação da vila. “Parecia que tinha caído uma bomba. Foi um baque muito grande, e me surpreendi ao ver que a estrutura da padaria ficou.”
Depois das dúvidas sobre o futuro, ele e a esposa decidiram investir novamente no local onde construíram a vida e onde o filho Guilherme, de 23 anos, cresceu e hoje é proprietário de uma oficina de motos. “Sempre fomos muito felizes com a padaria e morando em Mariante. Fizemos tudo com muito amor, por isso resolvemos ficar, em vez de arriscar e investir onde não saberíamos se daria certo”, explica o empresário.
Em 8 de agosto, a Padaria Tri Bom reabriu as portas. Dos cinco funcionários, reduziu-se para dois, além do casal proprietário. Apesar de a maioria dos moradores não ter retornado (apenas 27 casas ficaram habitáveis na área da vila), Euclides afirma que já foi possível chegar a 60% do antigo faturamento. “Cerca de 70% do movimento é de pessoas de fora. Muita gente de Bom Retiro, Taquari e outros municípios circula por aqui, por isso conseguimos manter o movimento”, comenta.
Com relação ao futuro, o morador de Vila Mariante acredita que haverá uma mudança no perfil da localidade, voltando-se para o turismo ligado ao rio Taquari. “Por isso, é importante que se tenha infraestrutura”, observa. No que depender dele e da esposa, as opções de lanches para quem estiver em Mariante nunca vão faltar. “Nunca olhamos para trás, apenas para a frente. Temos a esperança de não ter que passar mais por uma situação assim. Estamos feliz com essa retomada”, define.
Referência
• A Padaria e Lancheria Tri Bom fica localizada na ERS-130, no ‘centro’ de Mariante. No estabelecimento funcionou o primeiro ponto dos Correios. Além disso, ao lado ficava o ponto de vendas da rodoviária de Mariante, por muitos anos.
• Os proprietários da padaria são assinantes da Folha do Mate e a edição do jornal está sempre disponível para leitura no local.