Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, que iniciou no dia 18 e segue até este sábado, 25, as secretarias municipais de Segurança Pública e Planejamento e Urbanismo apresentaram a atualização do estudo de mobilidade urbana com ideias de melhorias no fluxo de veículos de Venâncio Aires. Segundo a Administração Municipal, são aproximadamente 72 mil habitantes e 50 mil veículos em circulação no município.
De acordo com coordenador do Departamento de Trânsito (CT) do município, sargento Jair Garcia, os estudos foram realizados com base em uma pesquisa feita em 2014 pelo engenheiro Rui Voldinei Pires. As atualizações foram debatidas com o prefeito Jarbas da Rosa nesta semana e serão levadas, no dia 30 de setembro, para apreciação do Conselho Municipal de Trânsito (Comtran). “Isso foi feito em outras administrações e agora atualizado por nós. O cenário de veículos e pedestres já mudou bastante, mas usamos este estudo como base”, observa Garcia.
O objetivo das mudanças é melhorar o trânsito, pois o município sofre com congestionamentos, principalmente em horários de pico, como ao meio-dia e no fim da tarde. “Para melhorar o fluxo no Centro, vamos instalar uma sinaleira na Tiradentes com a rua Jacob Becker. Será uma sinaleira tecnológica, com sinal sonoro. Além disso, o projeto visa alterar vias perpendiculares da região central para mão única”, explica o sargento.
Também projeta-se alterações de algumas vias para mão única, entre elas, as ruas Barão do Triunfo e Conde D’Eu. Além disso, pode haver alteração nos sentidos das ruas Pastor Menzel e Rufino Pereira. “Queremos facilitar o fluxo e estacionamento nessas ruas e, ao mesmo tempo, reduzir o perigo no acesso às vias principais, como Osvaldo Aranha, Tiradentes e Júlio de Castilhos.”
O coordenador do Departamento de Trânsito já projeta um trabalho de conscientização e orientação aos motoristas e pedestres, nos locais que sofrerão as alterações.
Pavimentação
O prefeito Jarbas da Rosa comenta que outras alterações são necessárias, porém exigem investimentos altos do município e a pavimentação de vias alternativas para desafogar o trânsito. Ele ressalta que a implantação das mudanças deve acontecer após debate do conselho e de forma gradual.
Sinaleira
A instalação de uma sinaleira na rua Jacob Becker foi alternativa encontrada a partir de emenda impositiva do vereador Ezequiel Stahl (PTB) para melhorar o fluxo de veículos, pedestres e evitar acidentes. Conforme o sargento Garcia, essa será a primeira sinaleira com temporizador para passagem de pedestres e aviso sonoro no município. “Ainda não temos a sinaleira, vamos fazer a tomada de preço, depois a licitação e daí será implementada. Tem um processo a fazer ainda. Será uma sinaleira moderna”, adianta.
Acidentes de trânsito
O ascensorista do Centro Clínico da Unimed, que fica entre as esquinas da Tiradentes com a Jacob Becker, Paulo Sérgio Moreira Cabral, 52 anos, conta que já presenciou muitos acidentes neste cruzamento. Para ele, o pior horário é ao meio-dia, pois as pessoas saem do trabalho, escolas e andam com muita pressa. “Ninguém se respeita, o trânsito de Venâncio, no geral, precisa de reeducação.”
Ele conta que quando escuta algum barulho ele vai sempre olhar e tentar ajudar, pois na maioria dos casos há batida entre carros. “Também tem as motos que não respeitam, andam muito ligeiro, é uma soma de coisas”, avalia ele, que inclusive já ajudou a socorrer pessoas atropeladas. Cabral também observa que os pedestres precisam cuidar, usar a faixa de segurança e os motoristas precisam respeitar isso. “Muitas vezes as pessoas, até mulheres com bebês de colo, ficam um tempo esperando para atravessar e ninguém para”, lamenta.
A implantação de uma sinaleira no cruzamento será positivo, segundo ele, pois vai controlar o fluxo dos veículos. Contudo, ele considera que nos primeiros dias será necessário que o Departamento de Trânsito esteja no local para instruir as pessoas e ver se está tudo funcionando. “Alguma coisa tem que ser feita nessa esquina.”
*Com informações AI Prefeitura
Mudanças que serão avaliadas para o trânsito
- A esquina da rua 15 de novembro com a Tiradentes é um dos piores pontos do trânsito de Venâncio Aires devido ao grande fluxo. Segundo o coordenador do Departamento de Trânsito, Jair Garcia, poderia ser instalado um semáforo sincronizado como o que tem no cruzamento com a Osvaldo Aranha, “mas não resolveria o gargalo da via.
- A Rua Pastor Menzel, que hoje tem fluxo no sentido Tiradentes, poderá mudar com mão única para a rua Osvaldo Aranha. Já a Rufino Pereira, que atualmente tem fluxo em direção à rua Osvaldo Aranha, poderá mudar com sentido único para Tiradentes.
- Na rua Barão do Triunfo pode ter a mudança para mão única, entre a Avenida Ruperti Filho e a rua Visconde do Rio Branco. Quem dirige pela Avenida poderá dobrar na rua Barão do Triunfo, mas da rua Visconde do Rio Branco não poderá mais ‘subir’ no sentido para a Osvaldo Aranha, por exemplo. Demais quadras da Barão do Triunfo seguem normais.
- Na Rua Conde d’Eu, quem passa na rua Visconde do Rio Branco poderá ingressar na Conde d’Eu , mas quem passa pela Avenida Ruperti Filho não poderá dobrar. Por exemplo, ao circular na Osvaldo Aranha, rua principal, o veículo não pode ‘subir’ a Conde d’Eu no sentido para o Colégio Gaspar Silveira Martins. Demais quadras da Conde d’Eu seguem mão dupla.
Leia mais: