Uma rua bem conhecida e que corta vias de grande movimento em Venâncio Aires. A Duque de Caxias, ou somente ‘Duque’, como é conhecida pelos venâncio-airenses, inicia no bairro Aviação, no entroncamento com a Dr. Pedro Antônio Thomas da Silva e segue até o cruzamento com a rua Emílio Selbach, no Centro, onde tem uma interrupção. Já no bairro Coronel Brito, a via é reiniciada no cruzamento com a Mathias Spies e termina entre as vias Elocy Lauermann dos Santos e Lions Centenário.
Na tranquila Duque de Caxias, no bairro Aviação, há 16 anos, reside Ana Catarina Pacheco, de 84 anos. Antes disso, ela residiu, por muito tempo, na rua Conde D’Eu, a algumas quadras de onde mora atualmente.
Apesar de morar sozinha, ela conta que os filhos, Flávio Elstor Massmann e Sandro Luis Pacheco, já moravam na rua e queriam que ela residisse perto. Anita conta que os filhos estiveram entre os primeiros moradores, quando “tudo ainda era mato”.
É no pátio cheio de flores e folhagens que a moradora busca entretenimento. “Eu gosto de olhar o verde, por isso tenho tantas flores e folhagens”, afirma. Desde que se mudou para a Duque, ela nota a colocação do paralelepípedo e novas casas. Natural de Linha Brasil, no interior de Venâncio, considera que o local é tranquilo para viver assim como era na colônia. “Os vizinhos são bons e eu não tenho queixa nenhuma”, garante.