Formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires, a advogada Marina Fonseca, 27 anos, atua desde 2018 no município. A venâncio-airense conta que a escolha do curso superior não se deu pela advocacia em si, mas pela possibilidade de atuação em outras áreas.
Hoje, se considera uma profissional realizada pelo tanto que consegue contribuir por meio do Direito. “Sempre digo que não temos como prever o futuro. Mas pretendo continuar estudando para essa área, crescendo cada vez mais”, afirma. No início do próximo ano, a advogada deve iniciar o curso de pós-graduação em Advocacia Cível, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
A trajetória profissional de Marina começou cedo. O primeiro estágio foi conquistado aos 14 anos, em uma empresa. Depois de iniciar na graduação, ela atuou por um ano e meio no Fórum de Venâncio Aires e dois anos na Justiça do Trabalho de Santa Cruz do Sul.
Marina trabalha com Direito Civil, nos assuntos relacionados à responsabilidade civil e a contratos, além da área de Direito Empresarial. Ela atende no mesmo escritório de Dayel Bittencourt, que foca a atuação na área de família e sucessões. Há dois meses, os profissionais estão em novo endereço, na rua Júlio de Castilhos, no Edifício Office Tower.
A advogada diz que, mais do que representar os clientes judicialmente, trabalha com o intuito orientativo nos atendimentos, de modo a sempre incentivar para que os conflitos sejam solucionados sem a necessidade da esfera judicial.
Entre os desafios da profissão, relata a dificuldade de chegar a um denominador comum entre as partes. “Nosso trabalho é de meio, e não de fim. Lidamos com problemas das pessoas e é nosso papel chegar à solução com o mínimo de danos para as pessoas”, destaca.
Leia mais:
Mircéia Stein: as experiências antes de assumir o negócio próprio