Novas ruas só serão abertas após a conclusão das obras em andamento

-

Por Juliana e Luana Schweikart

A Prefeitura de Venâncio Aires firmou um acordo com a Encosan, responsável pelas obras de esgotamento sanitário no município, de que só serão autorizadas novas frentes de trabalho quando forem concluídas as ruas onde estão sendo executados os serviços. “Há muitas ruas abertas, nas quais falta a repavimentação. Então, primeiro a empresa terá que repavimentar elas, para que depois sejam concedidas autorizações de novas obras”, explica o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden.

De acordo com ele, em muitas situações, a condição climática atrapalha o andamento da obra, pois o asfaltamento depende de tempo seco e temperatura específica para ser feito. Entre as ruas abertas estão Júlio de Castilhos, Avenida Ruperti Filho, Clóvis Pereira de Carvalho, Expedicionários, Albino Füss, Coronel Agra e Hilda Borges de Almeida. “Quase todas são na altura do bairro Xangrilá e é por lá que vai se começar a repavimentar”, afirma o secretário.

Von Helden observa que a pasta tem acompanhado de perto o trabalho e cobrado que o serviço seja refeito, onde se percebe que não está a contento. “Estamos fiscalizando para garantir que mesmo esse remendo na rua, que é necessário, por se tratar de uma obra importante de saneamento, seja feito da melhor forma possível”, afirma.

Moradores

Para os moradores das vias e pessoas que transitam pelos trechos, as obras geram transtornos. “A demora da finalização prejudica muito. Era um começa e para”, diz a moradora e comerciante da área central de Venâncio Aires, Silvana Macedo, 52 anos. Ela cita o barulho e a sujeira causados pela obra como principais incômodos. “Aparentemente, terminaram na semana passada, mas não sei quanto tempo a rua vai durar”, comenta, ao se referir à rua Júlio de Castilhos.

“Nas ruas laterias, que são de paralelepípedo, foi rápido, mas no asfalto demorou muito”, conta. Na manhã de quarta-feira, 18, ocorreu a primeira chuva desde que a rua foi fechada. Silvana já observa que, com o tempo, buracos poderão surgir no local.

Revitalização do Calçadão

O Município cadastrou na Caixa Econômica Federal o projeto para revitalização do Calçadão do lado direito de quem desce a rua Osvaldo Aranha. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, aguarda-se apenas o aval da Caixa, para que seja aberto o processo licitatório para contratar a empresa que realizará a obra.

A ideia é seguir o mesmo modelo do lado esquerdo. “Vamos fazer um espelhamento e concluir a revitalização, com um recurso de emenda parlamentar. Com isso, a ideia é atrair novos visitantes, deixar o local mais bonito e até mesmo criar novas vagas de estacionamento para auxiliar o comércio e quem está no Centro”, adianta. Von Helden diz que a Prefeitura tem um projeto mais amplo de reforma da Praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz), mas, no momento, a prioridade é finalizar a revitalização do Calçadão.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate
 
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido