A Câmara de Vereadores de Mato Leitão aprovou na terça-feira, 14, projeto que oficializou a doação de câmeras para a efetivação de um novo ponto de videomonitoramento no município. A doação é do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), entidade que foi beneficiada com recursos do Fundo Social do Sicredi Integração RS/MG, no valor de R$ 18.543,73. Estes recursos garantiram a compra de três câmeras e demais equipamentos e acessórios necessários para a instalação que já foi executada pela empresa Contel, de Garibaldi. O ponto foi interligado ao sistema já existente na sede da Brigada Militar, garantindo maior segurança e controle de quem entra e sai do município.
Este, que é o segundo ponto de videomonitoramento do município, fica na esquina das ruas Leopoldo Hinteholz e Arnaldo Bourscheidt, nas proximidades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto. Conforme projeto de lei, caberá à Prefeitura realizar as futuras manutenções necessárias.
O objetivo da Administração Municipal é ampliar o número de pontos de videomonitoramento na área urbana e depois avançar para o interior com recursos próprios da Prefeitura. O primeiro ponto de videomonitoramento também fica na região central, na esquina da Praça da Matriz Santa Inês. “Já estamos trabalhando no edital para licitar novos equipamentos para ampliar os pontos de videomonitoramento”, antecipa o assessor de Gabinete, Evandro Lenhart.
Durante apreciação do projeto, o vereador Emerson Kirch (PSDB), destacou a importância do projeto para a segurança pública. “O cercamento eletrônico permitirá vigiar quem entra e quem sai do município”, observou.