A partir desta semana, Mato Leitão dá início a um novo sistema de coleta de lixo doméstico. A mudança prevê mais dias de recolhimento na cidade e no interior e o início da coleta seletiva (materiais recicláveis). Outra alteração é que o serviço, a partir de hoje, passa a ser executado pela empresa Transportes Serviços do Vale (TSV), de Progresso, que integra o Grupo DRT, e foi a vencedora da licitação pública. A assinatura do contrato ocorreu na quarta-feira, 26.
No perímetro urbano, a coleta seletiva será realizada em um dia exclusivo, sempre nas quintas-feiras. A orientação do município é que o morador deixe o material reciclável em um saco separado, ao lado da lixeira e somente no dia do recolhimento. Outro pedido é que as pessoas realizem uma lavagem básica nos itens antes de descartar.
Na coleta seletiva, serão recolhidos metais, papéis, vidros e plásticos. Para executar esse serviço, a empresa utilizará um caminhão-baú, diferentemente do veículo das coletas convencionais, que serão feitas nas segundas-feiras e nos sábados no perímetro urbano.
Nas localidades do interior, a coleta passará a ser feita semanalmente. Inicialmente, o trabalho envolverá a coleta seletiva e convencional no mesmo dia, sempre nas quartas-feiras. Por essa razão, é importante que os materiais recicláveis sejam identificados.
O contrato com a TSV é válido pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, explica que o material reciclável também será recolhido pela empresa Transportes Serviços do Vale e ela mesmo fará a destinação adequada desses itens.
Para ele, a mudança no sistema de coleta representa um ganho para a população no sentido de dar o destino correto para materiais que podem ser reciclados. Ele também destaca que a promoção dessas adequações é uma oportunidade de o Município buscar captar recursos por meio do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Com a mudança, a Administração Municipal de Mato Leitão também economizará R$ 6,6 mil por mês.
Sobre a coleta de lixo
• Coleta seletiva (material reciclável)
– Colocar os materiais recicláveis em sacos separados.
– Depositar ao lado da lixeira ou na calçada no dia da coleta.
• O que pode ser reciclado?
– Metais, papéis, vidros e plásticos.
– Orienta-se fazer uma lavagem básica no material reciclável, no caso de plásticos, metais e vidros.
Dias de coleta
• Roteiro 1: urbano
– Segunda-feira: coleta convencional
– Quinta-feira: coleta seletiva – somente material reciclável
– Sábado: coleta convencional
• Roteiro 2: interior
– Sempre na quarta-feira: coleta convencional e seletiva (material reciclável)
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura