Você já ouviu falar em GTA? E na Tropa da França? E no Coringa. Para a maioria dos leigos em jogos online, isso não diz nada, mas para quem está inteirado nesta nova realidade, sabe que o game é uma febre mundial. A sigla, GTA refere-se à ‘Grand Theft Auto’, que é o termo em inglês para o roubo de automóveis de alto valor agregado. O jogo atravessou barreiras e hoje é uma profissão altamente rentável.
E Venâncio Aires tem um representante no alto escalão do GTA. Há alguns meses, o engenheiro civil Arthur Görgen, 26 anos, largou o escritório para se dedicar exclusivamente aos jogos online e os resultados vieram a jato. No mês passado ele recebeu uma proposta tentadora e se tornou um ‘streamer’ do Facebook. E para começar, mudou de nome. Agora, o engenheiro Arthur Görgen é o ‘@arthurgauchoo’, jogador da @cidadealtarp, da Tropa da França.
E já nos primeiros dias como streamer do Face ele foi a São Paulo defender a sua equipe. Em um evento presencial, a Tropa da França se sagrou campeã em um evento que reuniu quatro equipes. Um grande feito para marcar a sua trajetória no game.
Mas o que é um uma pessoa streamer? O streamer é a pessoa que realiza live streaming, ou seja, produz conteúdo e faz transmissões dentro de alguma plataforma, ao vivo ou gravada. No caso do Arthur, as transmissões são sempre ao vivo.
Folha do Mate – Quando começou a jogar GTA?
Arthur Görgen – Comecei a jogar GTA em 2016
Por que escolheu esse tipo de game?
Sempre gostei de jogos online, mas primeiro jogava CS e LoL e acabei me interessando pelo GTA depois que alguns amigos começaram a jogar e por simular a vida real.
Do que, basicamente se trata o game?
Por se tratar de um jogo que simula a vida real, cada jogador tem um personagem dentro do game e cada um deles pode ter uma profissão/função, conforme o que prefere ou se encaixa.
Qual a tua função no jogo?
Minha função no grupo é dar fuga da polícia, porque eu sou bom nisso!
Quantas horas por dia dedicava ao game antes e como é tua rotina agora?
Antes de começar a trabalhar como streamer eu dedicava em torno de quatro a cinco horas por dia, era meu lazer. Agora minha rotina é de lives durante o dia (em torno de 8h) e as vezes algumas horas durante a noite.
Como surgiu o convite para ser um streamer do Face?
Comecei a streamar em umas das plataformas mais conhecidas de transmissão de jogos online e depois fui convidado para participar de um grupo liderado por um streamer muito conhecido, o Coringa. E foi quando comecei a ganhar reconhecimento e cada vez mais seguidores (hoje são 43,2 mil seguidores). Assim, surgiram os primeiros contatos de outras plataformas com propostas de trabalho e uma delas era o Facebook.
Qual é a tua rotina hoje?
Agora consigo definir os horários que faço minhas lives, que geralmente ocupam uma parte da manhã e da tarde. O resto do meu dia é dedicado a ficar com a família e lazer.
Tu foi a São Paulo fazer o que e a convite de quem?
Fui a São Paulo para um evento presencial do servidor de GTA que eu jogo (Cidade Alta). Participaram do evento apenas quatro grupos e eu fui escolhido e convidado pelo Coringa para ser um dos representantes do Tropa da França. E ao final do evento, saímos vitoriosos.
Ao se referir à sua nova profissão, Arthur lembra que tudo isso não teria acontecido sem o apoio incondicional dos pais, Antônio Alberto Gomes Görgen e Catiana Haas, e da namorada, Patrícia Frank. “É uma profissão nova e que nem todos conhecem ainda, mas que está mudando a vida de muitas pessoas”, destacou o
@arthurgauchoo.