O pãozinho que ultrapassa gerações

-

As habilidades para preparar o tradicional pãozinho, com aquele aroma que enche a casa, já estão no DNA da família Müller, proprietária da Padaria Pães & Cia, de Vale Verde. Há 21 anos, Terezinha Toillier Müller, 64 anos, inaugurou a primeira padaria no município. “Eu estava em Venâncio Aires, sem emprego, quando decidi abrir uma padaria em Vale Verde. Trabalhava como costureira, mas como gostava de fazer pães e cucas, fiz cursos de panificação e abri a minha própria empresa”, conta a empresária, que aprendeu a fazer pão com a mãe.

Naquela época, o marido, Paulo Luiz Müller, 66 anos, trabalhava em uma tabacaleira em Venâncio Aires. Mesmo assim, ela se transferiu para Vale Verde, com um dos filhos, na época com 14 anos. “Quando mudamos para cá, meu filho saía da escola, fazia tudo o que tinha para fazer e me ajudava a sovar o pão, pois tudo o que vendemos na padaria é produzido aqui”, afirma. De início, o prédio da padaria era pequeno. “Começamos vendendo pastéis, cucas e pães. Primeiro, tínhamos que ver se ia dar certo, para depois trazer o restante da família”, comenta Terezinha, mãe de César, Ana Paula e Walter.

Ana Paula recorda que a mãe sempre teve habilidades na cozinha. Nos aniversários dela e dos irmãos, a torta não podia faltar. “Nossa mãe sempre fazia tudo em nossos aniversários. Não tínhamos uma boa condição financeira, mas sempre tinha festa e tudo era feito em casa, com muito carinho. Deve ser por isso que eu adoro fazer doces”, conta a filha, orgulhosa da mãe.

Ingrediente do sucesso

A tradicional receita do pãozinho conquistou os vale-verdenses. Contudo, Terezinha recorda que, no início, não foi muito fácil porque a família teve que investir na compra de maquinários para inaugurar a padaria. “Foi preciso muita força de vontade e ânimo para não desistir. E também muita paciência para lidar com as pessoas e saber levar certas coisas”, comenta a empreendedora.

Com o aumento da demanda, toda a família teve que mudar para Vale Verde para se dedicar ao negócio. Desde 2002, ela trabalha com o marido e conta com a ajuda dos dois filhos, Walter Guilherme Müller, 24 anos, e Ana Paula Müller, de 38 anos. Somente o filho mais velho, César Eduardo Müller, 35 anos, não trabalha na padaria.

A rotina da família começa logo cedo, às 5h, para que às 7h tudo esteja pronto no balcão, à espera dos clientes. “É muito bom de morar aqui, todo mundo se conhece. Não me vejo parando, se pudesse, trabalhava sempre”, comenta Terezinha, que já é aposentada.

Ana Paula comemora a conquista da mãe, que teve a iniciativa de investir em Vale Verde. “Abrir o primeiro comércio na área foi bem importante para nós e para o crescimento do município. Trabalhar em casa é muito gratificante”, salienta a filha, que também mudou de área para se dedicar ao negócio da família. A mãe complementa que a garantia do sucesso depende da dedicação. “Ser dona da própria padaria exige dedicação em tempo integral, responsabilidade e muito amor”, define.

 

Walter, Terezinha, Ana Paula e Paulo comemoram a evolução do empreendimento, inaugurado em 1999
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido