
“Trabalho remoto”, “teletrabalho” ou “trabalho à distância”, talvez você já tenha ouvido falar alguma vez nesses nomes. Talvez até você exerça a sua atividade profissional por meio das modalidades aqui citadas.
O fato é que todos esses nomes são sinônimos de algo que se tornou cada vez mais comum no cotidiano de muitas pessoas. Sim, estamos falando do “escritório em casa”, ou, como você preferir, do “Home Office”.
Não é à toa que essa modalidade também seja conhecida por “trabalho à distância”, pois basta o profissional contar com um notebook e conexão com a internet e pronto, vai conseguir administrar um negócio de onde ele estiver.
Pode ser tanto do quarto dele quanto de um espaço de coworking. Além disso, diante das tecnologias de hoje, até mesmo durante um passeio na praça de alimentação de um shopping center o profissional poderá trabalhar.
As características do Home Office
Por depender muito de uma boa conexão com a internet e de outras ferramentas online, não são todas as áreas profissionais que podem usufruir do trabalho remoto.
Agências digitais, jornalistas, fotógrafos, blogueiros profissionais, proprietários de lojas virtuais, enfim, qualquer profissão em que um computador e uma rede wi-fi sejam as principais ferramentas podem ser exercidas por meio do Home Office.
Em um mundo onde o cotidiano cada vez mais está mergulhado na web, não é de estranhar que o Home Office tenha se tornado uma tendência mundial quando o assunto são “as profissões do futuro”.
Quando o escritório é onde você está
Cada profissão pode se beneficiar do trabalho remoto. Um exemplo disso é uma área que já nasceu na internet, o e-commerce. Quem administra uma loja online pode gerenciar as suas vendas sem sair de casa, afinal, a sua loja é na web.

Sendo assim, é óbvio que os benefícios do Home Office serão mais evidentes se o empreendedor contar com uma boa hospedagem de site para a sua loja virtual. Um exemplo disso é a hospedagem VPS.
Por meio dela o seu e-commerce vai contar com um bom espaço em disco, qualidade de tráfego e excelente uptime, garantindo que o seu empreendimento fique online em tempo integral, algo que é fundamental para quem quer oferecer atendimento de qualidade.
Para quem atua com Home Office gerenciando uma loja virtual, não dá para deixar de lado também a presença de uma boa plataforma. Nesse caso, o Magento, com os seus plugins e recursos, é uma das mais indicadas.
Por outro lado, já quando o assunto é o Home Office para as empresas, os benefícios são vários. Vamos ver alguns dos mais evidentes.
Economia
O Home Office representa uma significativa redução de custos para uma empresa. Pois graças a essa modalidade é possível reduzir custos com energia e água, bem como diminuição dos equipamentos e suprimentos de escritório.
Além disso, o Home Office evita gastos com transporte ou deslocamentos dos funcionários e também os custos com alimentação.
Imagine também não ter dor de cabeça com o aluguel de um espaço para trabalho. Essa é uma possibilidade quando os integrantes da sua equipe possuem um próprio ambiente para a execução das suas tarefas.
Sustentabilidade
O desenvolvimento sustentável é prioridade de várias empresas. Trabalhar sem agredir o meio ambiente conta pontos na preferência do cliente e ainda contribui para que futuras gerações herdem um planeta mais saudável.
Apenas o fato do Home Office reduzir gastos diários com meios de transporte, materiais de escritório, já é uma boa notícia para quem quer contribuir com a pauta ecológica.
Praticidade
Se nos dias de hoje o tempo é um bem precioso, o trabalho remoto otimiza bastante o cotidiano da sua equipe. Todos vão sair ganhando diante da redução dos deslocamentos do profissional até a empresa.
Sabe aquelas preciosas horas que o colaborador perde no trânsito em um ponto de ônibus? Pois então, o Home Office pode amenizar esse problema. Não por acaso essa modalidade de trabalho virou comum nas grandes cidades do Brasil e do mundo.
Qualidade de vida
Se ficar muito tempo longe da família por causa do trabalho era um dos grandes dilemas do cidadão moderno, o Home Office vem para diminuir esse problema.
Além disso, o fato de ter todo o material de trabalho à disposição, em sua casa e no seu computador, facilita para o funcionário controlar melhor as tarefas básicas do seu cotidiano, estipulando os horários de lazer e de trabalho.
No entanto, é óbvio que é importante evitar as distrações. Nesse caso, as ferramentas de compartilhamento e armazenamento de arquivos online podem auxiliar muito nesse aspecto. Algumas delas são o Google Drive e o Dropbox.
Conclusão
O Home Office já deixou de ser uma possibilidade e se tornou uma realidade. Ele não é uma solução milagrosa para quem quer lucro rápido. É, acima de tudo, uma modalidade de trabalho que as novas tecnologias ajudaram a tornar possível.
Portanto, se você tem uma empresa e quer reduzir gastos excessivos, pense a respeito da prática do Home Office.