Você conhece a maneira exata de como guardar o perfume para que ele mantenha sua essência original? Sabia ainda que, assim como qualquer outro produto de cosmético, as fragrâncias têm data de validade?
Na verdade isso não é bem uma regra. Aqui no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a responsável por determinar a validade dos preparos aromáticos, a qual é estipulada entre 2 e 4 anos.
Já na França, onde o setor de perfumaria é uma influência mundial, o prazo de validade é inexistente – raramente se encontra a data em embalagens de perfumes franceses.
O que se pode considerar é que esses itens não possuem vida útil determinada, mas aqui, por lei imposta sobre qualquer produto comercial, a Agência deve estabelecer e indicar o tempo de “expiração”.
Entretanto, as condições em que o perfume é mantido interfere diretamente na conservação dos principais atributos odoríferos. Confira algumas dicas sobre como manter e conservar por mais tempo seu perfume.
Cuidados na hora de armazenar
Dois fatores são apontados como principais no quesito prolongação: a concentração da mistura e a maneira como o frasco é acondicionado.
O sol e as luzes artificiais podem mudar e oxidar notas da essência. O ideal é mantê-lo em um local seco e escuro, e de preferência dentro da caixa original. Armarinhos e guarda-roupas são lugares ideais para isso – se o frasco for de alumínio, dê preferências às zonas mais frescas.
Tome cuidado com a umidade, ela é considerada vilã das essências, modificando as características originais. Por isso, não o conserve dentro do banheiro, pois é uma dependência que recebe muita umidade e vapores diariamente, além de calor.
Assim, oscilações de temperatura, como as que ocorrem no banheiro, não conservam a essência. Novamente, ambientes de temperaturas amenas são os melhores – mas atenção, mas o uso de ar condicionado não é indicado, pois altera a temperatura e umidade rapidamente. Nesse fator, até a geladeira é considerada uma opção (sendo frostfree e ficando longe da luz interna).
Perfumes em frascos de spray se conservam por um período mais longo, porque se mantêm sempre fechados. Evitar a evaporação, evidentemente, ajuda a conservar o líquido. Dispense, assim, o célebre “spray pera”, que aumenta o contato do perfume com o oxigênio, acelerando o processo de oxidação.
A limpeza também é parte do processo de manutenção. Com um pano seco ou levemente umedecido com álcool, limpe suavemente o frasco, dando atenção especial ao bico e à caixa, a fim de evitar mofo, pó, oxidação e ferrugem.
Influência da concentração (%)
Para obter uma maior durabilidade, além dos preceitos de conservação, fique atento à concentração de essência da fragrância. Ela irá variar de acordo com a denominação, e quanto mais básica a matéria-prima da mistura, menos o produto tende a durar.
Há quatro categorias de composição: parfum, toilette, cologne e body splash. Variando o teor de intensidade aromática e alcoólica – o que influi diretamente nos preços – cada substância do grupo terá assim um prazo diferentes de durabilidade.
O body splash, nossa famosa “água de banho”, apresenta a variação de 2% e 4% de concentração. A eau de cologne, em tradução literal “água de colônia”, costuma ter um aroma fresco, indo de 5% a 8% de essência ligeiramente mais concentrada.
Eau de toilette, gênero mais comum de se encontrar – são os tradicionais perfumes cotidianos – é o segundo na escala de concentração de essência, variando entre 8% e 17%. Já o eau de parfum é o mais forte e, consequentemente, o mais caro, e apresenta valores de 20 a 40% de concentração.
Variando a intensidade
Perfumes orientais ou gourmand (aqueles produzidos com notas à base de baunilha e/ou especiarias) apresentam, devido a alta concentração, maior durabilidade, ficando mais intensos com o passar dos anos. As versões eau de Parfum, como mencionado, encaixam-se nessa definição, persistindo por mais tempo na pele e na embalagem.
Aprazíveis e leves, as fragrâncias cítricas, florais e verdes, que apresentam acentuadas notas naturais de vegetação, dispõe de uma vida útil menor. O motivo está justamente na suavidade: mais voláteis, tendem a evaporar rapidamente.
Biblioteca mundial do perfume
Com aproximadamente 4.000 amostras de fragrâncias criadas desde meados do século XIX até aos dias de hoje, o Osmothèque, em Versalhes (França), é reconhecido como o maior portfólio de perfumes do mundo.
Os originais são mantidos como peças de arte expostas em um museu. Para que as fragrâncias resistam o maior tempo possível, elas são mantidas em vidro escuro e num ambiente a 12 graus. As fórmulas preservam-se num banco.
Exemplares raros, como um Chanel dos anos 30 ou um Guerlain, são acondicionados em uma geladeira especial, protegidos da luz e do calor.