Obras das novas capelas velatórias de Venâncio chegam a 70%

-

Construção das novas capelas velatórias ocorre na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Jacob Becker, no Centro da cidade.

A construção das novas capelas velatórias no Centro de Venâncio Aires avança e chega a 70%. A informação é do engenheiro Cléber Rachor, proprietário da Entalp, empresa contratada pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) para executar a obra.

Segundo Rachor, o trabalhou começou em setembro de 2024 e atrasou alguns meses devido ao excesso de chuva. Como as novas capelas ficarão mais baixas que o nível da rua Visconde do Rio Branco, a água acabava inundando a cancha de escavações. “Teve períodos que tiramos 250 mil litros de água de dentro da escavação. Isso encharcou muito o solo e atrasou a obra em torno de quatro meses. Foi complicado vencer a etapa de fundações, mas era uma das mais importantes, porque tem que suportar toda a edificação. É uma infraestrutura para o um edifício de quatro andares”, explicou o engenheiro, se referindo à possibilidade futura de ampliação do hospital.

Esse aumento do hospital será um projeto futuro, porque à Entalp cabe, neste momento, o térreo, que é onde ficarão as salas de velórios. “Vencidas as etapas de fundação e piso, já estamos fazendo a parte de revestimentos, que está bem avançada, considerando atrasos e percalços. Estamos com 70% da obra concluída. Depois vem gesso, acabamento e pintura. A parte hidráulica está concluída e instalação elétrica está 90% concluída, já na fase de ligações. As esquadrias também já estão em fabricação”, detalhou Cléber Rachor.

Sem prazo para conclusão

Ainda que considere etapas mais rápidas a partir de agora, o engenheiro observa de que não há exatamente um prazo para conclusão. Isso porque alguns pontos ainda estão em estudo. “Tem algumas questões que estamos avaliando ainda, sobre esgotamento e alagamentos, que aconteceram nos últimos meses no Centro da cidade. Então estamos estudando pra evitar que impacte nas capelas. Esse prazo está atrelado a essas definições, então depende de avançar nesses estudos.”

Estrutura das capelas velatórias

O projeto das novas capelas recebeu recursos da Prefeitura no valor de R$ 965,9 mil para aplicação no térreo, com estrutura de 214,82 metros quadrados para as capelas velatórias. Diferente do antigo prédio, que tinha as portas para a rua Jacob Becker, o novo espaço terá entrada e saída pela rua Visconde do Rio Branco.

No térreo serão duas capelas. A maior delas tem duas portas de acesso e possibilidade de ser dividida ao meio, com divisória de vidro. Quando dividida, tem acessos individuais. Cada uma tem copa e banheiros masculino e feminino. No fundo, há acesso para uma área de serviço do hospital, com espaço de preparação dos corpos.

Por fora do prédio, segundo Cléber Rachor, há um acesso para os demais pavimentos, que não tem ligação com as capelas. “Tem escada e espaço para um elevador futuro, mas como não tem nada construído em cima, esse espaço fica fechado”, explicou o engenheiro.

Relembre

A nova estrutura está sendo construída no tereno que, por mais de 40 anos, foi ocupado pela Capela Mortuária Paul Harris, ou apenas ‘necrotério’, como muitos venâncio-airenses a chamavam.

As três salas usadas para velório no antigo prédio foram interditadas em janeiro de 2022, devido a rachaduras nos ambientes internos. Depois disso, o HSSM, que administra o local, manteve em funcionamento apenas o espaço que acondicionava os corpos, já que se tratava de uma área de uso restrito ao hospital e às funerárias. A demolição total aconteceu em abril de 2024.

Para erguer o antigo prédio, inaugurado em 1976, o hospital cedeu o terreno e a comunidade ajudou com doações, em campanha encabeçada pelo Rotary Club Venâncio Aires. É por isso, aliás, que o nome era Paul Harris, homenagem ao norte-americano que fundou o movimento rotariano.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido