Igreja Matriz, o cartão postal de Venâncio Aires, foi concluído em 1953 (Foto: Renan Zarth/Terra FM)
Igreja Matriz, o cartão postal de Venâncio Aires, foi concluído em 1953 (Foto: Renan Zarth/Terra FM)

A Diocese de Santa Cruz do Sul divulgou nesta segunda-feira, 1º, uma nova lista contendo transferência e nomeações pastorais. O documento é assinado pelo bispo Dom Itacir Brassiani e acolhe sugestões do Colégio dos Consultores.

Contemplando Venâncio Aires, está a vinda do padre Vanderson da Silva Barbosa, que atuará como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião Mártir. Segundo o comunicado, Vanderson é cearense e pertence atualmente à Congregação de Jesus e Maria, e está se integrando às atividades na Capital do Chimarrão para uma possível incardinação – passa a pertencer à diocese de Santa Cruz.

Padre Vanderson pertence atualmente à Congregação de Jesus e Maria

O pároco Roque Hammes afirma que a nomeação atende a pedidos feitos à diocese, de integrar um padre mais novo na paróquia. “Ele estava trabalhando na Colômbia no último ano e vem para somar aqui em Venâncio. Tem cerca de 30 anos de idade, bastante novo, certamente vai ser muito bom para a paróquia”, comenta.

O pároco complementa que, desde a saída do padre Paulo Hoffmann – em função de problemas de saúde – já estava tramitando o período para vigário pastoral. “Ficamos muito limitados com as atividades”, diz. A previsão é de que o padre Vanderson assuma em Venâncio Aires no começo de fevereiro de 2026.

Região

Para Passo do Sobrado, a diocese também informou mudanças. O atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, padre José Inácio Straatmann, vai deixar a função para assumir como capelão e vigário paroquial da Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Em contrapartida, assume a paróquia o padre Hilário Gonçalves.

Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.