Cada encontro conta com atividades especiais para ‘entrar no clima’ do livro
(Foto: Arquivo pessoal)
Cada encontro conta com atividades especiais para ‘entrar no clima’ do livro (Foto: Arquivo pessoal)

Grupo de amigas venâncio-airenses realiza encontros mensais com o objetivo de estimular a leitura e integrar mulheres com interesses semelhantes

Normalmente, o ato da leitura é considerado por muitos como um momento de tranquilidade e conexão interior, quase que uma solidão positiva. A paz de folhear as páginas de um livro e imergir na história também é a oportunidade de escapar da realidade, conhecer novos mundos e aprender sobre diversos universos.

No entanto, um grupo de amigas venâncio-airenses, após algumas conversas, decidiu levar essa atividade individual para uma ação coletiva. Companheiras de pedal, Sandra Knudsen, Karine Sehn e Leila Wünsch percorriam mais um trajeto tradicional em um sábado ensolarado quando tiveram a ideia. “Eu sempre mencionava minhas leituras do momento e sugeri que podíamos ler o mesmo livro e trocar ideias durante as pedaladas”, relembra Sandra.

Em 2023 surgiu o clube Ler e Pedalar, apenas com as três como integrantes. Mas, no fim do primeiro livro, resolveram se reunir em outro momento, na casa de uma delas, e fazer um encontro temático, com alimentação e decoração. “Com o objetivo de recriar o ambiente em que a narrativa do livro acontecia”, explica Sandra.

Comidas especiais são preparadas (Foto: Arquivo Pessoal)

Encontros

O primeiro encontro foi na casa de Sandra Knudsen, em março de 2023, na sua biblioteca particular, e o livro ‘O pequeno café de Copenhague’, da autora Julie Cain, foi o assunto. Neste dia, o grupo ‘viajou’ para a Dinamarca, para entrar no ambiente do livro através da culinária e decoração, o que enriqueceu a experiência.

Ainda assim, após uma postagem nas redes sociais de Karine Sehn sobre os encontros, foi que outras amigas começaram a ler o mesmo livro e mostrar interesse em participar. Foi a hora de mudar o nome do grupo para Páginas Amigas – sugestão de Katia Sehn -, pois nem todas as integrantes pedalavam.

Atualmente, são 38 participantes com reuniões mensais e a leitura de um livro por mês. “Tem sido uma experiência enriquecedora e, pessoalmente, um sonho realizado por mim”, comemora Sandra, que é médica infectologista.

“O nosso objetivo é estimular a leitura, integrar mulheres com interesses semelhantes, sair da nossa zona de conforto estimulando leituras de outros gêneros de literatura, aprender a respeitar diferentes opiniões sobre livros, aprofundar amizades, partilhar experiências pessoais, crescer e amadurecer como pessoas.”

SANDRA KNUDSEN

Integrante do grupo Páginas Amigas

Relatos das amigas

• Lisane Gassen: “Participei de apenas um encontro. É maravilhoso ler, mas sempre lemos sozinhos, geralmente não dividindo dúvidas e percepções sobre o livro. O clube nos permite ver a história de outros ângulos, e é quase como se estivéssemos lendo o mesmo livro novamente com outros olhos”.

• Daniela Prochnow: “Exatamente o que sempre falo: leio, tenho minha impressão, mas com o grupo tenho compartilhado minha interpretação e consigo através dos nossos encontros compreender muito mais a história a partir do ponto de vista de outros leitores. Além de nosso grupo ser muito heterogêneo, idade, profissão, gosto pela leitura”.

• Fabiana Metzdorf: “O que me chama atenção é que cada uma traz a sua versão e seu ponto de vista a partir da mesma história. E ainda a possibilidade de lermos livros que muitas vezes não estavam na nossa lista. Se abrir a ler novas histórias”.

São diversos locais onde já foram realizados encontros (Foto: Arquivo Pessoal)

• Solange Simon: “O clube de leitura veio para mim num momento muito importante da vida, a aposentadoria, onde é necessário nos abrirmos para novos hábitos, novas possibilidades, novas aprendizagens. E o clube de leitura além de satisfazer um gosto que sempre tive, a leitura, trouxe tudo isso e muito mais, que foi a oportunidade de compartilhar ideias e olhares diferentes, conhecer pessoas novas, de diferentes personalidades e afazeres, unidas pelo prazer em comum que é a leitura”.

• Katia Sehn: “Nosso clube de leitura cresce, na mesma intensidade em que nós lemos e nos proporciona encontros maravilhosos com outras pessoas. A cada novo membro, leitura e discussão, percebo o grupo mais integrado e sensível à escuta do outro. O que nos une? A leitura, a sensibilidade e o acolhimento. Sou muito grata em participar de um grupo com mulheres tão potentes”.

• Miriam Beatriz Rohsler dos Santos: “Páginas Amigas está sendo uma experiência maravilhosa. Fizemos ótimas leituras, novas amizades, ótimas indicações de livros para novas leituras e nos oportuniza ótimos encontros. O que mais me fascina são os nossos encontros temáticos, de cada livro que fizemos a leitura, cada participante traz o seu entendimento, com pontos que divergem ou não os pensamentos”.

• Marilana Weber: “A cada nova leitura se faz uma busca, página por página, para compreender e muitas vezes indagar, sobre os personagens ou intenção que o autor teve em abordar determinado assunto ou criar tal personagem. Assim, em nossa roda de conversa cada integrante expõe sua viagem como leitora sobre a obra, respeitando o imaginário da outra”.

Atualmente, o grupo também conta com uma página no Instagram, @paginas.amigas, onde apresentam as leituras, opiniões e dicas para quem também se interessa pela temática. Neste momento, já são 299 seguidores.

Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.