Orgulho e valorização: páginas de jornal na sala de casa de um assinante da Folha do Mate

-

Valorização, estímulo e orgulho. São muitos os significados das publicações em jornais para a Família Lucini, de Linha Tangerinas. E isso fez com que Fernando Lucini, de 26 anos, tivesse a ideia de emoldurar as reportagens nas quais a família foi entrevistada para colocar na sala de casa. A grande maioria delas, páginas da Folha do Mate, muitas do suplemento especial Folha Rural. “É um estímulo, quando olho para essa parede penso que estamos no caminho certo”, afirma o produtor de tabaco.

Fernando trabalha junto do pai, Adelmo Lucini, 59 anos, agricultor que tem contato com a lavoura desde criança. A família foi procurada para a produção de reportagens, na maioria das vezes, para falar sobre mecanização dos processos e tecnologia presente na lavoura.

Eles foram pioneiros no município em alguns investimentos para modernização da propriedade, na qual investem há 12 anos. A propriedade conta com sistema de energia fotovoltaica, estufa elétrica, sistema de irrigação, equipamentos de colheita de tabaco, máquina a bateria para aplicação de defensivo químico, além de maquinário agrícola. A intenção é que o próximo investimento seja em um drone para facilitar o acompanhamento da produção.

“Se não acompanharmos a tecnologia ficamos pra trás. Modernizamos, diminuímos o trabalho braçal para mais conforto de quem trabalha”, comenta Adelmo. O agricultor destaca ainda que a mecanização possibilita que a família trabalhe com uma safra significativa, já que por questões de saúde ele não consegue atuar diretamente na lavoura. Nesta safra, são 120 mil pés de tabaco.“Se não fosse a mecanização, teríamos a metade dessa produção, com certeza”, observa.

Quadros com reportagens estão fixados na parede da sala da casa (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Comunicação

A família valoriza os meios de comunicação e a importância deles para levar a informação até as pessoas, assim como bons exemplos que estão sendo trabalhados e novas metodologias no campo, principalmente. “Eu gosto muito de ver quando tem um colono na capa do jornal. É uma valorização para todos nós, mostra a nossa força e importância que muitas vezes é esquecida”, complementa Fernando Lucini.

O produtor de tabaco observa que é importante esse incentivo para que mais pessoas vejam as oportunidades e escolham permanecer no campo, investir na agricultura e no tabaco, que é uma cultura rentável. Os quadros devem permanecer na sala da residência de Fernando. “Quando a gente faz o que gosta, precisa se orgulhar de cada conquista”, considera o morador de Linha Tangerinas.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido