Nesta semana, o prefeito Edgar Thiesen visitou o casal Jerry e Daiane Haas, um dos primeiros produtores de brócolis do município. Eles têm dois hectares de área plantada e estão apostando na nova cultura, por meio de uma parceria firmada com a empresa Grano Alimentos, de Serafina Corrêa. No município, são 12 hectares de brócolis plantados.
Com a parceria, os produtores que estão investindo nessa atividade têm garantia de compra pela empresa. Com esse sistema, a empresa tem o fornecimento de matéria-prima garantido e qualidade controlada. Além disso, proporciona rentabilidade e melhor qualidade de vida aos produtores, alcançando ótimos resultados de produtividade e avanços nas propriedades familiares.
Jerry e Daiane e os demais agricultores contam com o assessoramento de técnicos agrícolas, que prestam assistência integral e gratuita aos produtores, orientando-os no preparo da terra, produção da cultura, manejo, desenvolvimento e colheita do vegetal.
“Estamos constantemente em diálogo com o produtor rural, salientando a importância da diversificação de culturas, que busca fortalecer a agricultura familiar e mostrar ao nosso agricultor que o brócolis pode ser uma nova fonte de renda. O projeto tem apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, que subsidiará 30% do valor frete do produto até a sede da empresa”, afirma o prefeito Edgar Thiesen.
A assessoria técnica da Grano Alimentos salienta que o vegetal é uma hortaliça de rápida produção, sendo que do plantio à colheita são necessários em média 90 dias. A adubação efetuada e o resíduo de cultura que ficam proporcionam uma excelente fertilidade para um novo plantio após a sua colheita.