Passo do Sobrado une trabalho das secretarias de Obras e Agricultura

-

As secretarias de Obras e Trânsito e de Agricultura e Meio Ambiente de Passo do Sobrado passaram por uma reformulação nos serviços nesse início de ano. Na prática, continuam pastas separadas, mas com serviços em conjunto para otimizar o atendimento.

“Vão trabalhar em conjunto e de uma forma que fique bem organizado. Tudo que for relacionado ao maquinário, diz respeito às Obras. Já a parte técnica e questões envolvendo calcário, sementes de milho e leite, por exemplo, ficam a cargo da Agricultura”, explicou o prefeito Edgar Thiesen.

Uma das principais motivações foi trazer as máquinas exclusivamente para debaixo do ‘guarda-chuva’ das Obras. Antes, a Secretaria de Agricultura também contava com parte do maquinário e isso gerava, segundo o prefeito, em uma certa confusão na população na hora de solicitar serviços.

Dificuldades

Conforme Edgar Thiesen, o parque de máquinas apresentava alguns problemas assim que ele assumiu a Prefeitura e uma das urgências dizia respeito ao estado dos pneus dos veículos. Para isso, foi autorizada uma licitação para comprar pneus novos, com recursos próprios de R$ 55 mil.

Outra questão dizia respeito ao recurso humano. Desde o ano passado, devido à pandemia, 10 profissionais de serviços gerais estavam afastados do trabalho por ser do grupo de risco. Destes, sete decidiram voltar após passar por avaliação médica.

“Mesmo assim, trabalhamos de forma intensa, principalmente no patrolamento e nas roçadas”, destacou o prefeito. Entre as localidades que já receberam o serviço, estão Passo da Mangueira, Potreiro Grande, Rincão dos Haas, Várzea dos Camargo e Malhada.

Segundo Edgar Thiesen, o objetivo agora é agilizar a disponibilidade de material nas estradas. Enquanto as pedreiras do município têm questões burocráticas para resolver, a compra nas particulares depende de recursos.

Desde o dia 12 de janeiro, todas as secretarias voltaram a atender em tempo integral. A maioria trabalha das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mas Obras e Agricultura atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Folha

Edgar Thiesen ressaltou, ainda sobre os primeiros dias de trabalho à frente da Prefeitura, que conseguiu enxugar a folha de pagamento de janeiro. Entre as despesas, 43,33% foram com salários. Segundo ele, a média mensal de 2020 chegou a 50,44%. “Diminuímos os gastos, mas conseguimos manter todas as secretarias funcionando.”



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido