A pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Rosângela Beatriz Hünemeier Hessel, está se despedindo de Venâncio Aires. Depois de sete anos de atuação no município, Rosângela vai para um novo desafio e assume a capelania hospitalar no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, a partir de 2023.
Rosângela explica que se trata de um novo campo de atividade ministerial no Sínodo Centro-Campanha Sul (que abrange os Vales do Rio Pardo, Jacuí até a fronteira). Para assumir a função, era necessário ter formação em Teologia, ser ministra ordenada da igreja e formação em Capelania Hospitalar. “Tenho esse perfil, me qualifiquei e continuo estudando. É um desejo que vinha me acompanhando desde o tempo da faculdade, mas não imaginei que viria logo. É uma bonita oportunidade que surgiu e desejo ser instrumento de Deus também neste contexto, de cuidado da espiritualidade com as pessoas enfermas, familiares, funcionários e corpo clínico. Pois saúde não se refere simplesmente à ausência de doença, é bem-estar geral”, destaca.
Em novembro, a pastora, que tem 34 anos e é natural de Sério, também já tinha aceitado outro desafio: assumiu como vice-pastora Sinodal, que tem a responsabilidade de supervisionar o trabalho eclesiástico na área do Sínodo. Pioneira, ela é a primeira mulher na função. “Interessante que as mulheres me parabenizaram por esse momento importante também no Sínodo. Elas se sentem representadas. As mulheres têm papéis importantes em toda a nossa Igreja.”
Trajetória em Venâncio
Rosângela iniciou as atividades oficialmente em Venâncio Aires em 8 de março de 2015, coincidentemente no Dia Internacional da Mulher. Foi, naquele momento, a primeira pastora a atuar no município depois de 130 anos de história da comunidade luterana.
Na época, a pastora se somou ao trabalho de dois pastores que marcaram a história no município, pelas décadas trabalhadas em Venâncio: Ivário Fries (hoje aposentado) e Lair Hessel (falecido em 2019). Com Lair, aliás, Rosângela teve uma união de vida e foram casados por três anos.
“Foram sete anos de profundas aprendizagens. Busquei conhecer a realidade e realizar todas as atividades com dedicação junto aos membros das comunidades. Foi e continua sendo uma rica experiência, permeada de muitos saberes e caminhada conjunta”, destacou Rosângela.
“Essa é uma linda oportunidade que a igreja proporciona. O campo é vasto, com tantas belas oportunidades, mas, também, desafiadoras, buscando estar sempre junto das pessoas em todas as estações da vida.”
ROSÂNGELA HESSEL – Pastora, que assumirá a capelania hospitalar no Hospital Ana Nery em 2023
Despedida
• Assim como Rosângela foi ‘instalada’, num culto, em 2015, existe um ritual de despedida chamado ‘Culto de Envio’. Será neste sábado, 17, às 19h30min, na Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, com a presença do pastor Sinodal, Décio Weber.
• A pastora fica na Paróquia de Venâncio Aires até dia 31 de dezembro e, em janeiro, terá o mês de férias e período de mudança para Santa Cruz do Sul.
• Com a saída dela, Venâncio deve receber um novo pastor futuramente. Conforme Rosângela, está aberta a inscrição de envio de currículos, que serão analisados posteriormente pela Diretoria da Paróquia, ministros locais, pastor Sinodal e Conselho Paroquial.
• Enquanto isso, a comunidade segue sob responsabilidade dos pastores Clarise e Jair Holzschuh. Quanto a Rony Marcos Adami, que chegou no município em agosto e ficará até janeiro de 2024, ele é Ministro Candidato e segue seu período de formação.