Neste sábado, 18, a Paróquia São Sebastião Mártir dá início à Pastoral dos Migrantes. O encontro ocorre das 13h às 15h, no auditório do Centro de Evangelização, ao lado do Pavilhão São Sebastião Mártir. Pode participar qualquer pessoa que esteja no estado de migrante no município e os envolvidos em ajudar estas pessoas.
De acordo com o padre Rodrigo Hillesheim, quando uma pastoral é criada, o objetivo é acompanhar um certo grupo de pessoas da igreja, neste caso, auxiliar aqueles que vieram para Venâncio Aires em busca de melhores condições de vida. “Queremos fazer uma acolhida e conhecer estas realidades e pessoas. A ideia é auxiliar no âmbito humanitário e também na questão espiritual e de fé. A paróquia quer trabalhar junto nesta rede de apoio aos migrantes no município”, explica.
A coordenadora da pastoral é a professora Aline Silva, que já tem certo contato com este público e com a principal rede de apoio, a Prefeitura e o setor de acolhimento a migrantes e refugiados da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.
A venezuelana Zunilda Chamoo, 63 anos, está há um ano em Venâncio Aires e, neste sábado, participará do encontro da pastoral. Zunilda é católica, mas atualmente faz também parte de uma igreja evangélica. Ela pretende voltar às atividades da igreja católica com a ajuda da pastoral.
Zunilda pensa que o momento será de união para que todos os imigrantes possam se conhecer ou se reencontrar, bem como para buscar o gosto pela religião católica.
A venezuelana destaca que recebe muita ajuda da rede de apoio que o município oferece e fica feliz em contar com mais esta oportunidade. No país de origem, Zunilda era professora de Literatura e, em dezembro, completará quatro anos no Brasil.
Assembleia paroquial será no dia 30
No próximo dia 30 ocorre a assembleia paroquial, às 19h30min, no Centro de Evangelização da Paróquia São Sebastião Mártir. Conforme o padre Rodrigo Hillesheim, este momento sucede o encontro que os representantes das comunidades tiveram com os moradores para avaliar os últimos anos de trabalho da comunidade católica e, ainda, sugerir projetos.
No dia 30, estes representantes se reúnem com a equipe da paróquia para trazer os debates das comunidades e definir ideias que serão levadas para a Assembleia Diocesana, que ocorre nos dias 23 e 24 de novembro, em Santa Cruz do Sul. Hillesheim destaca que será a 13ª assembleia diocesana a ser realizada e nela será definida a prioridade de trabalho para os próximos quatro anos da comunidade católica. “Acredito que vamos trabalhar muito no sentido do pós-pandemia, como resgatar os fiéis após esse período difícil”, afirma.
LEIA MAIS: