
Venâncio Aires - Mais desenvolvimento e qualidade de vida. A pavimentação de vias na área urbana de Venâncio Aires representam uma série de melhorias, contemplando desde o bem-estar até a segurança. Além de frentes em andamento, um novo grupo de ruas está em fase inicial de execução de obras de asfaltamento ou em período de documentação. Os trabalhos incluem o lote 5 do programa Pavimenta Venâncio.
Organizado em três grupos principais, as obras são realizadas conforme finalizados os projetos executivos e orçamentos técnicos. Conforme a Prefeitura, a parte II da iniciativa, com investimento de R$ 3,26 milhões está com as frentes de obras em execução. A Construtora Giovanella, com sede em Lajeado, é a responsável por efetuar melhorias em duas ruas.
Um dos trechos envolve a rua Aurino Guterres de Carvalho, no bairro Santa Tecla, entre as ruas Roberto Stertz Filho e Fernando Manoel Schwingel. Moradores dos 602,56 metros que compreendem a obra comemoram o avanço. Apesar dos problemas enfrentados com a obra, prospectam desenvolvimento para a região com a chegada da pavimentação. É o caso de Dejair Luis Ferreira, de 52 anos, que reside há cerca de seis anos no local. Ele conta que, até pouco tempo atrás, a rua sofria com iluminação precária e a via tinha infraestrutura precária. Aos poucos, as melhorias foram se somando. “Ver o desenvolvimento é muito bom. Dá alguns transtornos, principalmente nos dias de chuva, mas vale a pena esperar pelas melhorias”, avalia.

Dejair enfatiza a valorização que o asfalto deve somar ao bairro, com valorização de terrenos. “Muitos dos imóveis construídos ao longo da rua foram financiados pela Caixa. E o asfaltamento, com certeza, vai melhorar significativamente a valorização”, menciona.
Gressler
Um outro ponto da fase II do lote 5 são obras na rua Professora Wilma Helena Kunz, no trecho entre as ruas Herval Mirim e Senador Pinheiro Machado, com 373,82 metros. Com a recente inauguração do novo prédio do Senai, pavimentação em ruas próximas – como a 15 de Novembro –, e a futura obra da Avenida Leonel Brizola, o trabalho segue a linha de desenvolvimento entre os bairros Aviação, Gressler e Bela Vista. A afirmação é do casal Miriam Beatriz Dornelles, 58 anos, e Roberto José Fagundes das Chagas, de 69. Eles estão juntos há cerca de seis anos, enquanto Miriam reside no local há aproximadamente 26 anos.

A pavimentação, segundo ela, gera uma série de benefícios. “Foi uma luta desde 1999, quando vim morar aqui e sempre almejávamos. É maravilhoso recebermos o asfalto”. Miriam também cita a valorização dos imóveis já instalados e de terrenos existentes no bairro. “Tenho certeza que novas pessoas buscarão por essa região para morar futuramente. É muito tranquilo aqui”, comenta. Roberto complementa: “asfalto é progresso”, afirma.


Outras etapas
Além das etapas II, a primeira fase do lote 5 do Pavimenta Venâncio, que prevê a pavimentação com blocos intertravados, teve a ordem de início assinada nesta segunda-feira, 9. A empresa Cimentec Pavimentadora tem cinco dias úteis para iniciar as obras em duas vias da área urbana. O valor do contrato é de R$ 423 mil. Serão contempladas a rua Doutor Albino Fiss, no trecho entre o Acesso Dona Leopoldina e a rua Tiradentes, com extensão de 75 metros; e a rua 1º de Março, entre a rua Emiliano de Macedo e a rua Herval Mirim, somando 122,69 metros.
E a parte III está aguardando documentação de fiscalização do trabalho. Estão incluídos, trabalhos com blocos intertravados em cinco vias do bairro Coronel Brito: rua Vereador Armando Becker, com 320 metros de extensão; rua Honorina Pinheiro de Sá, com 51 metros de extensão; rua Maria Matilde Ferreira, com 52,27 metros de extensão; rua Aldino Stertz, com 85,40 com metros de extensão; e rua Francisco José da Rosa, com 75,85 com metros de extensão.
17 – é o número de ruas que estão em fase de elaboração de projeto, nos bairros Coronel Brito, Battisti, Macedo e Brands, que integram a quinta etapa do Pavimenta Venâncio e devem entrar em obras nos próximos meses.
Valorização e bem-estar
- Segundo explica a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a pavimentação nas vias públicas gera impactos diretos e positivos no desenvolvimento de Venâncio Aires. “Reflete na valorização imobiliária, na saúde pública e, principalmente, na qualidade de vida da população”, constata.
- A titular da pasta analisa que, do ponto de vista imobiliário, o asfalto reduz custo de manutenção, melhora o acesso e aumenta a atratividade. “Por consequência eleva a valorização dos imóveis”, explica.
- Ela complementa que no transporte público, a pavimentação garante mais regularidade, segurança e eficiência na circulação dos veículos, diminuindo o desgaste da frota, o tempo de deslocamento e os custos operacionais.
- “Isso se traduz em um serviço mais confiável e acessível para a comunidade. Por isso, a pavimentação asfáltica é um investimento estruturante, com retorno social, econômico e ambiental, que atende ao interesse público e contribui diretamente para o desenvolvimento”.