Obras na rua Aurino Guterres de Carvalho estão na etapa de preparação da base (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Obras na rua Aurino Guterres de Carvalho estão na etapa de preparação da base (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Mais desenvolvimento e qualidade de vida. A pavimentação de vias na área urbana de Venâncio Aires representam uma série de melhorias, contemplando desde o bem-estar até a segurança. Além de frentes em andamento, um novo grupo de ruas está em fase inicial de execução de obras de asfaltamento ou em período de documentação. Os trabalhos incluem o lote 5 do programa Pavimenta Venâncio.

Organizado em três grupos principais, as obras são realizadas conforme finalizados os projetos executivos e orçamentos técnicos. Conforme a Prefeitura, a parte II da iniciativa, com investimento de R$ 3,26 milhões está com as frentes de obras em execução. A Construtora Giovanella, com sede em Lajeado, é a responsável por efetuar melhorias em duas ruas.

Um dos trechos envolve a rua Aurino Guterres de Carvalho, no bairro Santa Tecla, entre as ruas Roberto Stertz Filho e Fernando Manoel Schwingel. Moradores dos 602,56 metros que compreendem a obra comemoram o avanço. Apesar dos problemas enfrentados com a obra, prospectam desenvolvimento para a região com a chegada da pavimentação. É o caso de Dejair Luis Ferreira, de 52 anos, que reside há cerca de seis anos no local. Ele conta que, até pouco tempo atrás, a rua sofria com iluminação precária e a via tinha infraestrutura precária. Aos poucos, as melhorias foram se somando. “Ver o desenvolvimento é muito bom. Dá alguns transtornos, principalmente nos dias de chuva, mas vale a pena esperar pelas melhorias”, avalia.

Morador do bairro Santa Tecla, Dejair celebra o andamento do projeto (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Dejair enfatiza a valorização que o asfalto deve somar ao bairro, com valorização de terrenos. “Muitos dos imóveis construídos ao longo da rua foram financiados pela Caixa. E o asfaltamento, com certeza, vai melhorar significativamente a valorização”, menciona.

Gressler

Um outro ponto da fase II do lote 5 são obras na rua Professora Wilma Helena Kunz, no trecho entre as ruas Herval Mirim e Senador Pinheiro Machado, com 373,82 metros. Com a recente inauguração do novo prédio do Senai, pavimentação em ruas próximas – como a 15 de Novembro –, e a futura obra da Avenida Leonel Brizola, o trabalho segue a linha de desenvolvimento entre os bairros Aviação, Gressler e Bela Vista. A afirmação é do casal Miriam Beatriz Dornelles, 58 anos, e Roberto José Fagundes das Chagas, de 69. Eles estão juntos há cerca de seis anos, enquanto Miriam reside no local há aproximadamente 26 anos.

Máquinas da Giovanella atuam no bairro Gressler (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

A pavimentação, segundo ela, gera uma série de benefícios. “Foi uma luta desde 1999, quando vim morar aqui e sempre almejávamos. É maravilhoso recebermos o asfalto”. Miriam também cita a valorização dos imóveis já instalados e de terrenos existentes no bairro. “Tenho certeza que novas pessoas buscarão por essa região para morar futuramente. É muito tranquilo aqui”, comenta. Roberto complementa: “asfalto é progresso”, afirma.

Miriam e Roberto afirmam que asfalto é sinônimo de qualidade de vida (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)
Rua Professora Wilma Helena Kunz é trecho importante de conexão entre os bairros Aviação e Bela Vista (Foto: Júnior Posselt/Folha do Mate)

Outras etapas

Além das etapas II, a primeira fase do lote 5 do Pavimenta Venâncio, que prevê a pavimentação com blocos intertravados, teve a ordem de início assinada nesta segunda-feira, 9. A empresa Cimentec Pavimentadora tem cinco dias úteis para iniciar as obras em duas vias da área urbana. O valor do contrato é de R$ 423 mil. Serão contempladas a rua Doutor Albino Fiss, no trecho entre o Acesso Dona Leopoldina e a rua Tiradentes, com extensão de 75 metros; e a rua 1º de Março, entre a rua Emiliano de Macedo e a rua Herval Mirim, somando 122,69 metros.

E a parte III está aguardando documentação de fiscalização do trabalho. Estão incluídos, trabalhos com blocos intertravados em cinco vias do bairro Coronel Brito: rua Vereador Armando Becker, com 320 metros de extensão; rua Honorina Pinheiro de Sá, com 51 metros de extensão; rua Maria Matilde Ferreira, com 52,27 metros de extensão; rua Aldino Stertz, com 85,40 com metros de extensão; e rua Francisco José da Rosa, com 75,85 com metros de extensão.

17 – é o número de ruas que estão em fase de elaboração de projeto, nos bairros Coronel Brito, Battisti, Macedo e Brands, que integram a quinta etapa do Pavimenta Venâncio e devem entrar em obras nos próximos meses.

Valorização e bem-estar

  1. Segundo explica a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a pavimentação nas vias públicas gera impactos diretos e positivos no desenvolvimento de Venâncio Aires. “Reflete na valorização imobiliária, na saúde pública e, principalmente, na qualidade de vida da população”, constata.
  2. A titular da pasta analisa que, do ponto de vista imobiliário, o asfalto reduz custo de manutenção, melhora o acesso e aumenta a atratividade. “Por consequência eleva a valorização dos imóveis”, explica.
  3. Ela complementa que no transporte público, a pavimentação garante mais regularidade, segurança e eficiência na circulação dos veículos, diminuindo o desgaste da frota, o tempo de deslocamento e os custos operacionais.
  4. “Isso se traduz em um serviço mais confiável e acessível para a comunidade. Por isso, a pavimentação asfáltica é um investimento estruturante, com retorno social, econômico e ambiental, que atende ao interesse público e contribui diretamente para o desenvolvimento”.
Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.