A missa solene de envio das bandeiras e da imagem com a relíquia de São Sebastião Mártir que será celebrada neste sábado, às 18h, na Igreja Matriz, dará início à peregrinação da imagem do padroeiro pelas comunidades ligadas à Paróquia São Sebastião Mártir. A partir das 20h, o padroeiro será recepcionado pela comunidade Nossa Senhora dos Navegantes de Linha 17 de Junho e Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Santa Emília. Entre as diversas finalidades da peregrinação da imagem do padroeiro estão o convite e a animação das comunidades para a participação na festa de São Sebastião Mártir, que neste ano será diferente devido à pandemia do novo coronavírus. Na 145ª Festa de São Sebastião Mártir não terá música ao vivo, apenas a parte religiosa e gastronômica.
Além do convite, a peregrinação, segundo o padre Rodrigo Hillesheim, é um momento especial de integração, favorecendo a partilha da vida da comunidade e o fortalecimento diante das dificuldades que a organização e a vida de comunidade enfrentam no mundo de hoje. “Na troca de experiências, no relato das atividades realizadas, lições de fé e de luta que servem de exemplo e ajudam a encontrar caminhos novos”, cita.
Durante as missas da peregrinação será refletido sobre o tema geral da festa, que é ‘Confirmados na fé e enviados em missão, seguimos animados com São Sebastião!’. A peregrinação se estenderá até o dia 15 de janeiro, quando o padroeiro visita a comunidade Nossa Senhora das Graças, em Linha Ponte Queimada.
Saiba mais
-
A Paróquia colocará ônibus saindo da praça da matriz, meia hora antes, para o local da peregrinação;
-
As missas acontecerão nas comunidades respeitadas as normas da Vigilância Sanitária;
-
Cada comunidade pode preparar um ambiente celebrativo, acolhedor, com flores naturais e recipientes com água para ser abençoada;
-
Não haverá peregrinação nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro;
-
Abelar Fernando e Lisabeth Inês Quoos Borges, de Linha Ponte Queimada, Joaquim e Ivone Schwertz Sünderman, de Linha 17 de Junho, e Blásio e Márcia Hickmann, do bairro Morsch, são festeiros do Bastião.
LEIA MAIS: Comissão organizadora anuncia que a 145ª Festa de São Sebastião Mártir não terá atrações festivas