Além de valorizar e evidenciar as mulheres, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires está à frente de uma ação importante e necessária: o uso das políticas públicas para empoderar o público feminino.
A secretária Claidir Kerkhoff Trindade destaca que a pasta faz diversas atividades que desenvolvem a comunicação com as mulheres, e a principal delas é a visita de equipes volantes por localidades do interior do município, como Linha Cachoeira, Alto Paredão Pires, Vila Palanque, Vila Mariante e Vila Tatu.
Claidir afirma que as visitas têm o objetivo de levar a informação para pessoas e, princialmente, mulheres que têm um difícil ou pouco acesso. “Uma vez ao mês vamos em cada uma das localidades. Contamos também com a parceria da capitão Michele Vargas, que oferece palestras e oficinas. Os momentos sempre são muito proveitosos e todas ficam gratas. Às vezes, é uma simples conversa”, diz.
Além das visitas, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que é uma extensão da secretaria, tem a missão de fortalecer e preservar os vínculos familiares com atendimentos, oficinas e conversas. Claidir afirma que o trabalho com as mulheres é continuo durante todo ano, sem restrição de idade, desde o público adolescente até as idosas. “Ajudamos a prevenir violências e queremos empoderar cada vez mais as mulheres de Venâncio”, destaca.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também participa do trabalho, atuando em situações em que o vinculo familiar já foi rompido, como nos casos das vítimas de violência doméstica. A secretária explica que, nestes casos, a assistente social entra em ação para conversar com a mulher e, se necessário, quando a vitima não tem família em Venâncio, a pasta contribui arcando com o custo da passagem para voltar para a cidade natal.
Homenagem
Ontem, a secretaria participou de uma ação juntamente com um grupo de mulheres que se reúnem para jogar bingo na comunidade São Lucas. “Foi um momento especial, que pudemos conversar com elas e as homenagear”, considera Claidir. Participaram da atividade cerca de 50 mulheres. A intenção da pasta é conseguir estar cada vez mais estar presente nestes encontros, quando por vezes, é o único momento em que mulheres conseguem interagir e se integrar umas com as outras.
Mercado de trabalho
• Para contribuir também na inserção das mulheres no mercado de trabalho, a secretaria sempre está oferecendo cursos profissionalizantes. No momento, estão abertas as inscrições para cursos gratuitos para beneficiários do Bolsa Família/Auxílio Brasil.
• Claidir relata que nos próximos dias haverá reunião com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para definição dos locais de realização do curso, que deve iniciar no fim deste mês. Inscrições e informações podem ser obtidas na secretaria ou pelo telefone (51) 2183-0671.
LEIA MAIS: