Vai até o dia 4 de maio, o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para inserir eleitores ou fazer qualquer mudança nos cadastros eleitorais das pessoas que desejam ser votantes no pleito de 2022. Segundo o chefe do cartório de Venâncio Aires, Eduardo Mosman, os jovens que fazem 16 anos até ou no dia 2 de outubro, podem já votar neste ano, portanto devem fazer o pedido do primeiro título pela internet ou presencialmente, no cartório.
Mosman explica que os jovens interessados em emitir o primeiro título de eleitor podem acessar o site do TRE-RS e seguir pelo caminho: eleitor e eleições, atendimento, escolher a opção 1º título e ali mesmo preencher as informações e anexar os documentos necessários (veja o box) para a emissão do documento. Após, as informações chegam até o cartório, que corrige se há algum dado ou documento faltante, e se necessário, entram em contato com o jovem por telefone. No caso de tudo estar correto, o cartório envia um documento, por e-mail ou WhatsApp para que seja usado como título. Após uma semana da solicitação on-line, o jovem já pode ter acesso ao título pelo aplicativo, que conforme orientações, deve ser a preferência na hora de apresentar para votação. “O cartãozinho verde, aquele que todos recebiam, não existe mais. Hoje entregamos este documento e pedimos que a pessoa já baixe o aplicativo e-título, que substitui o documento físico pelo digital.”
O chefe do cartório afirma que o aplicativo veio para facilitar e agilizar todos os serviços eleitorais. Mosman também evidencia que diversos documentos, como a certidão de quitação eleitoral podem ser obtidos pelo e-Título, além do aplicativo permitir que você se cadastre como mesário voluntário, consulte débitos com a Justiça Eleitoral, emita guias para pagamentos e pesquise o local de votação.
Biometria
Como no momento o cartório ainda não realiza a biometria, por consequência da pandemia da Covid-19, este jovem não terá fotos nem suas biometrias cadastradas, porém, isso não inviabiliza a participação como votante, desde que no dia das eleições leve um documento com foto junto ao ponto de votação. Assim que a biometria voltar a ser feita no cartório, – o que ainda não tem data definida – quem solicitou o primeiro título neste período, deverá comparecer presencialmente para fazer a foto e a coleta das digitais.
Regularização
Quem precisa alterar informações cadastrais, como mudar a cidade e local de votação ou dados pessoais pode fazer a mudança através do sistema Título Net, no portal do TSE, desde que respeitando o prazo de 4 de maio, para votar neste ano. A solicitação será concluída após análise dos documentos e informações, enquanto isso, o andamento do processo pode ser acompanhado de forma on-line.
- 2/10 é a data do primeiro turno das eleições 2022. Neste dia, os brasileiros vão as urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
- Segundo Mosman, muitas pessoas vão até o cartório em busca da segunda via, porém, ela não existe mais. Quem perdeu seu tÍtulo de leitor, deve baixar automaticamente o aplicativo e-Título.
Documentos necessários para emissão do 1º título
1. Documento oficial com foto
2. Comprovante de endereço (pode ser dos pais, caso o jovem for menor de 18 anos)
3. Para meninos maiores de 18 anos é preciso comprovante de dispensa militar
Lembrando
1. A emissão do título de eleitor é gratuita
2. A votação é facultativa para jovens de 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos.
3. No município, o cartório eleitoral está localizado na rua Voluntários da Pátria, número 1.404. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 11h às 18h e o telefone de contato é o (51) 3741-1930.
LEIA MAIS: