Após desdobramentos, o retorno da cogestão regional, entre Estado e Municípios, foi autorizado. Com isso, as Administrações Municipais poderão adotar protocolos da bandeira vermelha, o que possibilita a abertura do comércio não essencial a partir desta segunda-feira, 22.
Em pronunciamento pelas redes sociais na noite deste domingo, 21, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, destacou que a partir de amanhã, o comércio não essencial poderá atuar na Capital Nacional do Chimarrão. Ele também informou que o Município seguirá, integralmente, os protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado.
Segundo Jarbas, os números em relação à pandemia do coronavírus apresentaram uma pequena queda em Venâncio Aires, na ordem de 30% no que diz respeito a casos novos de Covid-19 e de pacientes considerados ativos com a doença, e uma estabilização no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Mesmo assim, temos nossas UTIs e internações lotadas. É um momento crítico, dramático, tanto do ponto de vista da saúde quanto da economia. Mas eu acredito que é sim o momento de reabertura gradual dos nossos comércios”, destacou. O prefeito também ressaltou que a Administração Municipal sabe que a situação não é a ideal, mas é a possível para o momento. “Pedimos compreensão, principalmente dos empresários e comerciantes”, acrescentou.
“Muita responsabilidade. é isso que eu peço.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Jarbas ainda lembrou que o município viveu nos últimos 30 dias uma situação dramática em relação aos casos de Covid e à morte de pacientes hospitalizados. “Sabemos que esse retorno não é o ideal. O ideal seria que não tivéssemos mais mortes, nem casos positivos”, avaliou.
O chefe do Executivo venâncio-airense também falou sobre o avanço na vacinação, que deverá ter aplicação de doses nos bairros e no interior do município, contemplando idosos com 73 anos ou mais. A previsão é que nesta semana novas doses cheguem ao município e, assim, será possível reduzir a faixa etária do público-alvo.
“Com isso, planejamos que o retorno será gradual, contínuo e seguro tanto do ponto de vista econômico, quanto social e de saúde. A gente não pode, agora, cair no erro de achar que está tudo liberado”, salientou, ao citar que a realização de festas, aniversários e confraternizações, por exemplo, segue proibida. “A nossa fiscalização vai atuar de forma orientativa durante o dia, a noite e aos fins de semana. Essa é uma prerrogativa do Governo do Estado”, complementou.
Jarbas ainda ressaltou a necessidade da população continuar seguindo os protocolos, como o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool gel. “A questão é: se nós trabalharmos todos unidos, comércio, indústrias, a população em geral e os Governos, nós vamos passar por essa fase”, enfatizou.
LEIA MAIS:
Comércio se prepara para abrir nesta segunda-feira; veja as regras definidas pelo Estado