Desde setembro do ano passado, mensalmente, um grupo de mulheres imigrantes se encontram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, no bairro União. Nesta semana, o grupo recebeu a visita do prefeito Jarbas da Rosa, da vice-prefeita Izaura Landim e da primeira-dama Janete da Rosa.
O projeto ‘Mulheres Imigrantes’ é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com coordenação da assistente social contratada pelo Município, Sandra Andréia Mendonça Soares, que também é autora do projeto. Conforme Sandra, as mulheres que participam do projeto integram o grupo de 220 pessoas, de 70 famílias vindas de países como El Salvador, Haiti, Colômbia, Venezuela e Argentina.
No projeto, além de momentos de integração, as participantes recebem orientações sobre as leis de imigração, fortalecimentos de vínculos familiares, autonomia feminina, projetos de vida, entre outras. O projeto também oferece atividades educativas do Primeira Infância Melhor (PIM) para as crianças, enquanto as mães estão reunidas. A primeira-dama, Janete da Rosa, aproveitou a visita para fazer a entrega de kits de higiene bucal repassados pelo Sesc.