Após alguns dias de descanso, o prefeito eleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, retorna às reuniões de transição do governo e assuntos pertinentes à Administração Municipal. Nesta terça-feira, 22, ao lado do vereador e futuro secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, ele reuniu-se com o engenheiro responsável da Enconsan Engenharia, Vinícius Daros. O objetivo foi debater a situação das obras de no município e o cronograma das mesmas. De acordo com Jarbas da Rosa, um plano completo para aceleração das obras de esgotamento sanitário que faltam na cidade será apresentado pela empresa nos primeiros dias do mês de janeiro.
Em aproximadamente 30 meses, a Encosan executou 50% das obras previstas pelo contrato com a Corsan em Venâncio Aires. A próxima metade, no entanto, deve demorar menos tempo. “Temos condições de encerrar o que falta em até um ano. Isso exigiria aumentar equipes e máquinas, mas também uma liberação mais ágil por parte do Município”, explicou o engenheiro.
Jarbas da Rosa ponderou os problemas com as obras da Encosan, especialmente no recapeamento de ruas. Avaliou, porém, a importância social e ambiental do saneamento e a necessidade de ampliar o tratamento de esgoto no município. O prefeito eleito solicitou apresentação de estudo para acelerar a execução dos próximos 50% em até um ano, permitindo assim o início dos projetos de recuperação das vias mais danificadas.
Poeira longe do Centro
Na oportunidade, o futuro gestor e o responsável pela empresa trataram ainda da retirada do depósito de areia e material em terreno localizado na Avenida Ruperti Filho, Centro da cidade. A cedência de uma área municipal próxima à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos foi tratada para resolver o excesso de poeira e sujeira da empresa no centro do município.