Os contribuintes da área central do município começarão a receber, em breve, um novo tipo de conta de água. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças e o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) está em fase de implementação de um novo processo de leitura de consumo e emissão das contas de água na cidade.
De acordo com o supervisor do Departamento de Tributação, Vitor Inácio Kroth, os processos serão feitos simultaneamente por um agente do Semae, que vai até à casa do contribuinte e registra os dados de consumo de água em um celular smartphone. Em seguida, imprime e entrega a fatura, que já possui um código para pagamento em bancos, supermercados, lotéricas, correspondentes bancários e na internet, por meio de aplicativos.
O novo serviço, feito por meio do smartphone com impressora portátil, torna instantânea a entrega da fatura de água ao cliente. No método convencional, esse processo leva de 15 a 20 dias. O oficial administrativo do Departamento de Tributação, Jorge Armando Eichenberg Neto, relata que com a mudança, será possível otimizar o tempo demandado na emissão das contas, sendo que atualmente, o serviço é feito de forma manual. Eichenberg destaca que a mudança, além de beneficiar os cofres do Município, evitando o consumo de materiais como folhas de ofício, permitirá melhorar o serviço de atendimento presencial ao contribuinte.
Benefícios
O secretário de Finanças, Ivan Sebben, avalia que o equipamento adquirido pela pasta, vai trazer diversos benefícios. Inicialmente ao consumidor, que não precisará mais se deslocar até o setor de arrecadação e à Prefeitura, que economizará em recursos humanos, porque o sistema facilita o pagamento pelos contribuintes e, consequentemente, evita que os colaboradores do setor de tributação precisem se deslocar para notificar os inadimplentes. A expectativa é que a mudança ocorra entre 30 a 60 dias.