Em reunião na tarde desta segunda-feira, 26, com a direção do Badesul Desenvolvimento, a Prefeitura de Venâncio Aires encaminhou a possibilidade de uma linha de crédito especial para a pavimentação da chamada Estrada Velha para Santa Cruz do Sul. A pavimentação, de 5,4 quilômetros, que liga o bairro Bela Vista a RSC-287 pela Linha Hansel, está orçada em R$ 7 milhões.
No entanto, a linha de crédito para a Capital Nacional do Chimarrão está pré-aprovada via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) no valor de R$ 15 milhões para acrescentar ciclovia e sinalização turística ao projeto. O prefeito Jarbas da Rosa e a coordenadora da Central de Projetos do Município, Deizimara Souza apresentaram detalhes do projeto de pavimentação que beneficia não apenas uma região turística, mas também é de grande importância econômica, já que trata de uma rota alternativa para escoamento da produção.
A diretora-presidente do Badesul, Jeanette Lontra, o diretor de operações, Flávio Lammel, e a superintendente do setor público, Marcia Santana, receberam a demanda da Capital do Chimarrão e já confirmaram o interesse na parceria. O próximo passo é a análise do projeto e do crédito municipal para contratação.
A expectativa das duas partes é de que um retorno sobre as demandas do Município e do banco seja finalizado e o projeto para contratação de crédito para a obra chegue para análise da Câmara de Vereadores em aproximadamente 30 dias.