Prefeita em exercício participou do programa Terra em Uma Hora (Foto: Letícia Wacholz)
Prefeita em exercício participou do programa Terra em Uma Hora (Foto: Letícia Wacholz)

Venâncio Aires - Representantes da Prefeitura de Venâncio Aires têm encontro, na manhã desta terça-feira, 27, com a equipe técnica do Governo do Estado para agilizar o projeto de construção do Centro Regional de Acolhimento para Mulheres. A proposta foi aprovada na Consulta Popular 2022/23, quando recebeu 4.233 votos, a segunda iniciativa mais votada na região.

Em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nesta segunda-feira, 26, a prefeita em exercício Izaura Landim confirmou a agenda. Segundo ela, o valor de R$ 785.714,28 já está aprovado, mas ainda aguarda o projeto para liberação. Inicialmente, a intenção era construir o espaço nas proximidades da ONG Parceiros da Esperança (Paresp), no bairro Morsch, mas os planos foram frustrados devido à enchente de abril e maio de 2024, quando a região ficou submersa pelo Arroio Castelhano.

O novo local, que não foi divulgado pela prefeita em exercício, está localizado em uma área “segura e próxima de outros prédios da Administração”, informou. O objetivo da reunião de hoje é alinhar o projeto com os requisitos determinados pelo Estado.

Acolhimento

Como contou, o objetivo é proporcionar um espaço de acolhimento para mulheres de toda a região. “Estamos vendo todos estes casos de violência contra a mulher no estado, então é um dever nosso oferecer ajuda e segurança a estas vítimas”, afirmou. O ponto contará com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, com destaque para segurança e saúde mental.

A vinculação será direta com Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que será o responsável por encaminhar as mulheres, mesmo que residam em outros municípios da região. “Ainda vamos ter que ver quais Prefeituras vão querer participar e nos ajudar com este projeto”, ressaltou.

Férias de Jarbas da Rosa

O prefeito Jarbas da Rosa, que está de férias, retorna à Prefeitura em duas semanas. Neste período, além do encontro sobre o Centro de Acolhimento para Mulheres, Izaura Landim deve prestigiar o início das obras da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Reinaldo Frederico Closs, no bairro São Francisco Xavier. A “mão na massa”, como descreveu, deve iniciar a partir da próxima semana.

Durante a entrevista, Izaura destacou a importância de uma mulher estar à frente, mesmo que de forma momentânea, da Prefeitura. “Tenho certeza que é um momento representativo para muitas mulheres”, disse.

Juan Grings

Repórter

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.

Atento aos principais fatos que impactam a comunidade, também é produtor de programas jornalísticos da Rádio Terra FM.