Com as novas determinações impostas pelo Governo do Estado e para evitar um fim de ano ainda mais ‘restrito’, o objetivo é, neste momento, evitar ao máximo o aumento de casos e internações por causa da Covid.
Nessa tentativa de precaver um cenário pior nos próximos dias, uma nova força-tarefa ocorrerá neste fim de semana para evitar aglomerações e a consequente transmissão potencial do coronavírus. Para isso, fiscais da Prefeitura de Venâncio Aires, com apoio da Brigada Militar, irão circular pelo município para orientar e até mesmo ordenar a dispersão de pessoas aglomeradas.
“O que vemos pelas ruas, principalmente durante a madrugada, são aglomerações em via pública, sem nenhum tipo de cuidado ou manutenção dos protocolos. Se for necessário, utilizaremos outras abordagens para diminuir o fluxo de pessoas, como por exemplo, autuação do Departamento de Trânsito e demais órgãos de fiscalização”, destacou a fiscal de Posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda, Daniele Mohr.
Ela reforça que o objetivo é controlar os números relacionados à Covid, que pioraram na região nos últimos dias – passou da terceira melhor posição para a sexta pior. Nesse balanço, nem está incluída a 28ª morte registrada em Venâncio Aires. A vítima de 72 anos faleceu na terça-feira, 1º, e estava internada na UTI do Hospital São Sebastião Mártir desde o dia 31 de outubro.
“Tudo passa pelo bom senso e o momento é de colaboração da população. Precisamos desse alerta e voltar com os cuidados. Somente se melhorar a situação nos próximos dias, teremos a possibilidade de um Natal com mais flexibilizações”, projetou Daniele Mohr.
Espaços
Uma das determinações do Estado vedou a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, parques e praças), permitindo apenas circulação ou prática de exercícios físicos. Dessa forma, um dos principais pontos de encontro e de lazer de Venâncio Aires, o Parque do Chimarrão, deve ser fechado. Quanto a locais turísticos no interior, Daniele informou que o controle caberá a cada proprietário, já que a ação se concentrará na cidade.
Sobre o costume de muitos venâncio-airenses se reunirem no gramado em torno da igreja São Sebastião Mártir, a fiscal da Prefeitura relatou que conversará com a paróquia católica para que o local seja evitado. “Quem puder evitar de sair no fim de semana, fique em casa.”
Vale lembrar que o uso de áreas comuns em condomínios e clubes também está proibido.
Comércio
Na semana em que a maioria dos trabalhadores recebeu a parcela do 13º salário e a folha de novembro, a expectativa é de grande movimentação no comércio. Inevitavelmente, milhares de pessoas devem circular pelo centro da cidade. “O objetivo é que o comércio não seja prejudicado, porque os estabelecimentos seguem todos os protocolos e têm o seu controle. Mas reforço a questão do bom senso. Não precisa sair a família toda, vai um só fazer as compras”, sugere Daniele Mohr.