Objetivo do Município é ocupar o local futuramente como um Hub de Inovação (Foto: AI Prefeitura)
Objetivo do Município é ocupar o local futuramente como um Hub de Inovação (Foto: AI Prefeitura)

Venâncio Aires - A Prefeitura de Venâncio Aires interditou um dos prédios mais antigos e imponentes do centro da cidade após a constatação de risco estrutural, especialmente na marquise do imóvel localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Barão do Triunfo. A decisão foi tomada de forma preventiva pela Defesa Civil e Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, após a queda de materiais e a emissão de laudos técnicos que apontaram comprometimento da estrutura.

Proprietário do imóvel, o Governo do Estado recebeu notificação do Município mas, sem interesse de uso ou reformas imediatas, resolveu repassar o espaço para a Prefeitura pelos próximos 20 anos. “É uma edificação importante no centro da cidade. Nós já havíamos solicitado seu uso sem sucesso, mas não vamos nos furtar, nesse momento, de recebê-lo. Desde 5 de janeiro, o local está sob responsabilidade do Município e, com a marquise tecnicamente condenada, determinei o isolamento imediato do local e a resolução do problema”, revelou o prefeito Jarbas da Rosa.

A interdição iniciou nesta quarta-feira, 7, e é uma medida necessária diante do risco iminente. “Não podemos esperar que um acidente aconteça no coração da nossa cidade para agir. A segurança das pessoas vem em primeiro lugar”, afirmou. Com a ação, a Prefeitura iniciou processo de contratação de uma empresa especializada para a demolição da marquise e restauração da fachada. Enquanto as intervenções não são concluídas, o local permanecerá isolado e sinalizado.

Paralelamente às ações emergenciais, o prefeito Jarbas determinou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo a elaboração de um projeto para reforma e ocupação do prédio como um Hub de Inovação. A proposta é transformar o imóvel em um espaço voltado à instalação de empresas, startups, iniciativas de tecnologia e empreendedorismo, fortalecendo o ecossistema de inovação no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura