Diante da escalada de aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas em Venâncio Aires, o prefeito e secretário municipal da Saúde, Jarbas da Rosa, ao lado da médica Infectologista, Sandra Knudsen, realizaram um pronunciamento na manhã desta quarta-feira, 10, para orientações à população referente ao atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Para evitar um colapso na rede de saúde do município, especialmente após o feriadão de carnaval, a Administração Municipal divulgou mudanças no fluxo de atendimento e promete “apertar o cerco” para a fiscalização das medidas de prevenção.
De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, o Centro Respiratório (CAR) e as emergências da UPA e do Hospital São Sebastião Mártir estão registrando lotações máximas. “A situação é preocupante e, por isso, precisamos traçar algumas estratégias para adequar os fluxos de atendimento aos pacientes com suspeita e casos confirmados de Covid”, destaca. Um serviço de acompanhamento e monitoramento dos pacientes está organizado para atendimento por telefone ou através de visitas domiciliares, dependendo da avaliação de cada caso. O contato para informações e dúvidas é o (51) 2283-0773 ou (51) 9 9799 6570.
Através de um fluxograma elaborado pela médica Sandra Knudsen, o paciente deve ficar atendo à gravidade dos seus sintomas para saber onde procurar atendimento. “Falta de ar, dificuldades para respirar, dor no peito, desmaios ou confusão mental deve procurar diretamente um serviço de emergência, que é a UPA ou Hospital. Se não tiver esses sinais, o local de atendimento será a Unidade Básica de Saúde mais próxima, o consultório médico de confiança ou mesmo o CAR junto ao Posto Gressler”, explica a médica infectologista.
Na rede básica de saúde, os profissionais de enfermagem estão orientados para o acolhimento e o exame de oxigenação, feito através da ponta do dedo. Todos os pacientes com suspeita Covid serão acompanhados pela equipe da central de monitoramento através de um link preenchido com nome e endereço. “Peça para o profissional de saúde registrar seu nome nesse link. É importante a população ter a consciência e nos ajudar nesse momento, evitando as emergências quando não é o caso. Por outro lado, todo paciente deve ser acompanhado na sua evolução para detectar precocemente sua evolução. Se todos nós seguirmos essas orientações, vamos conseguir passar mais essa fase do Covid em Venâncio Aires”, completa Sandra Knudsen.
Fiscalização reforçada no Carnaval
Paralela às medidas de saúde, a fiscalização contra aglomerações também será reforçada no período de carnaval em Venâncio Aires. QGs estão proibidos, bem como eventos que não possuem prévia autorização escrita do Município. Locais previamente licenciados podem ter festas familiares, desde que autorizadas e limitadas a 70 pessoas. Para festas em residências ou na rua, segue a regra das 10 pessoas. Acima deste número é configurada aglomeração.
A Administração Municipal adiante que haverá operações de fiscalização em parceria com a Brigada Militar e Departamento de Trânsito. Irregularidades cabem registro de Termo Circunstanciado e multa no valor de R$ 1.132,00 para o responsável e ou proprietário do Imóvel. Os estabelecimentos ainda ficam sujeitos à interdição imediata de 15 dias. Denúncias podem ser encaminhadas à BM ou pelo telefone 51 9 95630569.
LEIA MAIS: